O teste do Wear OS 5.1 Preview 1 está disponível para os interessados, ele tem como base o sistema Android 15.
Para os desenvolvedores e usuários, isso significa que o sistema estará ainda mais atualizado do que a versão anterior.
Muitas melhorias e novidades são esperadas, mas a empresa não trouxe muitos detalhes em geral.
Sistema mais atual para os dispositivos vestíveis
O Wear OS 5 utiliza o Android 14 como base, o que é uma grande evolução da versão 4, que foi inspirada no Android 13.
Agora o Wear OS 5.1 está em teste, mas curiosamente, utiliza o Android 15 como base, o que é muito estranho.
Normalmente as versões adicionais possuem a mesma base, mas por algum motivo, com o novo sistema para dispositivos vestíveis, o Google mudou isso.
Utilizar o Android mais atual é excelente de diversas formas, menor consumo de bateria, maior desempenho, novos recursos e muito mais, tudo o que não era esperado para uma versão de numeração menor.
Nenhum aparelho é compatível no momento, o Wear OS 5.1 pode ser utilizado no emulador Android Studio, o que permite descobrir se os apps irão funcionar corretamente, ainda mais com o Android 15 como base, já que traz muitas mudanças internas.
Poucas inovações foram reveladas
De forma oficial, o Google revela que o Wear OS 5.1 chega com suporte para o gerenciador de credencial, API permite que os usuários façam login de forma rápida, com chaves de acesso e mais, além disso, sincroniza a conta e informações entre os aparelhos
Outra inovação é a chegada de reprodução no alto-falante do smartwatch, esse recurso permite que os usuários possam utilizar o alto-falante integrado no relógio inteligente para a reprodução de mídia, inclusive com a capacidade de selecionar ele como opção de áudio preferencial.
Com base no Android 15, o Google fala que o recurso espaço privado não é compatível com os aparelhos de pulso e que as animações de volta preditiva podem não aparecer.
Em problemas, os serviços de saúde podem não iniciar um exercício, ao tocar em uma notificação ela pode não abrir o aplicativo até a tela ser rolada, e o emulador nem sempre vai permitir adicionar uma conta nas configurações depois de uma redefinição do dispositivo.
Fonte: Developer Android