Problemas existem em todos os sistemas, mas claro que ultimamente o Android vem sendo o foco de muitas pessoas mal-intencionadas, o Google está ciente e resolvendo aos poucos o que é preciso.
Ainda com medo do Stagefright, Android 7.0 Nougat chega com novas permissões para evitar problemas, assim melhorando a segura dos aparelhos e dos usuários.
Para quem não conhece, o Stagefright foi uma das maiores falhas do sistema Android, ele permitia que com uma simples mensagem multimídia uma pessoa mal-intencionada pudesse ter o controle total do seus smartphone Android.
Depois que essa falha foi descoberta o Google agiu rápido para corrigir o problema, mas os próprios usuários do Android podem desativar uma opção para ficaram protegidos, saiba o procedimento em “Com código do Stagefright livre, saiba como corrigir esse problema que permite acesso de hackers ao seu Android”.
Mesmo sendo uma das maiores falhas do Android, o Stagefright trouxe algumas coisas boas para o sistema como um todo, quando esse problema surgiu o Google resolveu que iria liberar atualizações mensais para o sistema Android.
Depois de alguns dias as fabricantes começaram a liberar a atualização do Stagefright para os seus aparelhos mais atuais, mas claro que muitos aparelhos ainda contam com essa falha até hoje.
Com o lançamento do Android N, novo sistema que ainda está em fase de teste, o Google resolveu fazer algumas mudanças internas interessantes que ajudará os aparelhos com Android ficarem mais seguros.
Tudo envolve como as funções são usadas no novo sistema, o Android 6.0 Marshmallow trouxe permissões saiba como utilizar em “Conheça as novidades interessantes do Android 6.0 Marshmallow”.
Para aumentar a segurança, o Android N vem com algumas modificações importantes, nos sistemas anteriores os arquivos multimídia poderiam usar diversos processos, o Stagefright inclusive usa esse processo para invadir o Android. No Android N cada função multimídia possui uma limitada capacidade de permissão.
Os codecs podem ter acesso somente a GPU, os aplicativos multimídias podem acessar GPU, internet e leitura de arquivos, anteriormente os mesmos apps tinham a capacidade de acessar outras partes que poderiam facilmente ser usada para atacar o sistema.
Agora com esses processos separados e cada função usando somente os itens necessários, mesmo o Stagefright pode atacar o sistema, mas não terá permissão suficiente para modificar nada, ou seja, ele não terá mais capacidade de entrar e tomar o controle do seu Android.
Melhoria interessante e muito importante na segurança do sistema Android, pena que somente será possível ficar protegido usando o Android N, claro que sabemos que nem todos os aparelhos serão atualizados para a nova versão e ficarão desprotegidos contra algumas ameaças.