Google liberou as proteções contra roubo e furto no Android, algo que iremos ensinar a ativar e utilizar quando precisar.
Inovações estão disponíveis no Brasil e permitem ter mais segurança e evitará bandidos tenham acesso aos seus dados.
O mais interessante, é que os recursos precisam ser ativados antes para te proteger a todo momento, então faça a ativação agora.
Ativando as proteções contra roubo e furto do Android
No total, são três novas opções (Bloqueio da detecção de roubo, Bloqueio do dispositivo off-line e Bloqueio Remoto) para aumentar a segurança e evitar o uso do aparelho antes, durante e depois do roubo, furto ou perda, vamos ensinar ativar todos, confira:
Ativar Proteção contra roubo
- Em “Configurações”
- Aperte em “Google”
- Selecione “Todos os serviços”
- Toque em “Segurança do dispositivo”
- Na próxima tela aperte em “Proteção contra roubo”
- Agora aperte em “Bloqueio da detecção de roubo”
- Vai aparecer a mensagem explicando como funcionar, toque em “Ativar”
- Agora é a vez de apertar em “Bloqueio do dispositivo off-line”
- Uma nova mensagem vai indicar o funcionando, aperte em “Ativar”.
Ativar Bloqueio Remoto
- Entre em “Configurações”
- Toque em “Google”
- Agora em “Todos os Serviços”
- Aperte em “Encontra Meu Dispositivo”
- Selecione a opção “Bloqueio remoto”
- E por fim, ative o “Usar o bloqueio remoto”
- Agora é preciso confirmar o seu número de telefone “Toque em verificar número”
- Na próxima tela aperte em “Verificar números de telefone automaticamente” e confirme colocando a digital ou senha.
Como funcionam as proteções
Depois de ativar, é interessante saber como cada uma funciona e o que é preciso fazer em cada situação.
Bloqueio da detecção de roubo
A função Bloqueio da detecção de roubo irá bloquear a tela, uma vez ativado, irá funcionar automaticamente, então o único trabalho é ativar e pronto.
Utiliza os sensores do aparelho para saber se alguém pegou o telefone da sua mão e saiu correndo, assim irá bloquear a tela automaticamente.
O mais interessante é que o recurso irá funcionar se o ladrão estiver a pé, de bicicleta ou de carro, então a proteção irá entrar em ação e não deixará acessarem seus dados.
Quando acontecer o bloqueio, o usuário irá visualizar uma mensagem avisando que a tela foi desligada e bloqueada pelo recurso.
Bloqueio do dispositivo off-line
Essa função também é muito importante, normalmente, quando um aparelho é roubado ou perdido, ele tem a internet desligada para evitar rastreamento e outros.
Mas o Bloqueio do dispositivo off-line irá bloquear a tela quando a internet for desligada, então será necessário ter a senha ou a digital cadastrada para o desbloqueio.
Isso evita acesso aos seus dados quando o celular estiver na mão do ladrão e ficar sem conexão.
Bloqueio Remoto
Outro recurso muito importante para evitar utilizarem o aparelho depois que for perdido, roubado ou furtado.
O Bloqueio Remoto permite bloquear a tela utilizando apenas o número do telefone, algo muito simples, mas que é extremamente útil para não deixar os ladrões com acesso ao telefone.
Para fazer o bloqueio, basta entrar em Android Lock, coloque o DDD e o número do telefone e aperte em “Bloquear o dispositivo”.
Lembrando que esse bloqueio pode ser facilmente feito no site indicado, e não é preciso entrar com sua conta, então pode ser utilizado rapidamente em qualquer outro aparelho e tem o limite de uso de duas vezes por dia, além disso, o desbloqueio é feito com sua senha ou digital, caso ache o aparelho novamente.
Existem mais funções para quando o Android é roubado/furtado ou perdido
Com o aplicativo Encontre Meu Dispositivo ou/e o site Encontrar seu smartphone temos mais recursos quando o Android for roubado, furtado ou perdido.
Ao entrar no site ou app, é preciso selecionar o telefone, depois três opções são apresentadas, “Tocar som” para que o aparelho faça barulho, “Proteger o dispositivo” para fazer o bloqueio, e “Fazer redefinição de fábrica”, que irá apagar todos os dados do celular ou tablet.
Ainda é possível conferir a última localização do dispositivo, para ver onde ele está no momento.
Claro que esses recursos só irão funcionar se o telefone estiver com internet ativada, caso o contrário, só irá realizar as ações quando se conectar em uma rede.
Os recursos realmente irão fazer diferença?
Eu tenho certeza de que sim, os recursos de proteção do Android chegam para melhorar a segurança em geral.
Eles funcionam antes, durante e depois do furto/roubo ou caso de perda do aparelho, protegendo os usuários dos ladrões, principalmente para os que querem os dados e acesso aos aplicativos das pessoas.
Bloqueio da detecção de roubo entra em ação caso alguém pegue o seu telefone e saia correndo.
Bloqueio do dispositivo off-line é ativado quando o ladrão desativa a internet para evitar o rastreamento e bloqueio do aparelho.
Bloqueio Remoto é a ferramenta para bloquear o aparelho de forma rápida, evitando que o dispositivo fique em uso pelos ladrões.
Sem contar com o Encontre Meu Dispositivo, que mostra a localização, faz o celular tocar, permite o bloqueio e pode até mesmo faz uma restauração de fábrica para evitar acesso aos seus dados.
Eu gostei das novas ferramentas contra roubo e furto no Android, elas realmente devem trazer mais segurança e proteção, principalmente para dados e para evitar acesso a contas bancárias e outros, por isso, já ativei no meu celular.
Mas sempre que possível, ative outras proteções, como a Pasta Segura da Samsung, e outros apps e funções para esconder aplicativos de bancos e itens que quer esconder.
Use as proteções contra roubo e furto no Android para se manter mais seguro
A segurança é muito importante, então ativar e utilizar as proteções contra roubo e furto no Android vai deixar o seu telefone mais seguro.
Também recomendamos utilizar o Celular Seguro, que irá informar diretamente aos bancos e apps, que o seu aparelho foi roubado/furtado, assim mesmo com o seu telefone na mão, os bandidos não poderão fazer transferências e transações em geral, o que vai evitar muitos problemas para você.
Eu recomendo que ative todos os recursos de segurança possível, evitando que o aparelho seja vasculhado por desconhecidos e caso seja roubado ou furtado, ainda terá a capacidade de fazer o bloqueio ou diminuir a chance de acesso aos dados e apps.