Netflix terá qualidade diferente dependendo do seu telefone ou tablet com Android, hoje ensinaremos como descobrir a resolução máxima.
Atualmente a plataforma de streaming de vídeo é um grande sucesso, mas muitas pessoas não sabem que ela irá funcionar conforme o aparelho, rede ou assinatura.
Então vamos falar um pouco sobre a qualidade e assinaturas e como isso afeta os dispositivos móveis na visualização do conteúdo.
Descobrindo a resolução máxima
Com muitos aparelhos com diversos tipos de tela, a Netflix resolveu apostar em certificações (algo que iremos falar mais para frente), então dependendo, temos muita ou pouca qualidade na reprodução.

Em nosso caso, maior a resolução, maior é a qualidade dos vídeos, e essa informação é mostrada no próprio aplicativo, confira como visualizar:
- O primeiro passo é entrar no aplicativo Netflix e selecionar o seu perfil

- Na parte superior da direita, você irá ver o ícone do seu perfil, aperte nele
- Na próxima tela, escolha “Configurações do aplicativo”
- E selecione a opção “Especificações de reprodução”
Teremos duas abas, a primeira é de gerenciamento dos direitos autorais, o que inclui a certificação Widevine do seu dispositivo (que iremos falar a seguir) e a segunda é a que procuramos, a de reprodução.

Em “resolução máxima de reprodução” encontramos a informação que procuramos, ela mostrará como os vídeos irão funcionar na maior resolução possível, no nosso caso, a imagem será apresentada em Full HD.
Ainda temos outras informações interessantes na página, caso do “Codecs de hardware compatíveis”, se estiver mostrando Codec AV1, que é o mais recente da Netflix, significa que você está utilizando menos internet para ter imagens em alta qualidade.
Outro detalhe importante é o “Recursos de HDR”, se estiver ativado, significa que os vídeos terão o HDR sendo mostrado, o que trará sombra e iluminação mais definidos.
Widevine: como funciona a certificação de reprodução de streaming?

A Widevine é a proprietária de “Gerenciamento de direitos digitais” (DRM em inglês), ela hoje em dia pertence ao Google.
Essa tecnologia (Widevine DRM) faz a utilização de segurança de hardware e criptografia para conseguir garantir que os dispositivos tenham a capacidade e recursos suficientes para a proteção e consumo da mídia.
Para o Android, as certificações mais importantes são Widevine L1 e Widevine L3, claro que cada uma afeta diretamente a forma como os vídeos são reproduzidos, mas também possuem suas próprias limitações, lembrando que elas são utilizadas por vários serviços de streaming, e não apenas pela Netflix.
O mais simples é a certificação Widevine L3, ela tem a capacidade de reproduzir os conteúdos na qualidade SD no máximo.
Com o Widevine L1 temos resolução Full HD, que traz a alta qualidade (HD) para os vídeos que serão visualizados, permitindo o aproveitamento com mais detalhes e mais.
Qualidade do vídeo é impactada por outros fatores

Além das certificações, existem outros itens que irão impactar diretamente na qualidade do conteúdo, então é preciso ficar atento a eles.
São três itens, suporte da Netflix para o seu aparelho, a sua assinatura ativa e a série ou filme que irá assistir, vamos detalhar cada ponto.
Suporte da Netflix para os aparelhos
Por padrão, todos os dispositivos possuem pelo menos a qualidade SD como padrão, o que permite assistir todos os conteúdos.
Mas para assistir em alta qualidade (HD) é preciso que o seu celular ou tablet seja certificado pela própria Netflix.
Curiosamente, a empresa certifica os aparelhos aos poucos, mas atualmente praticamente todos os dispositivos já saem com essa certificação de fábrica.
Isso significa que mesmo que ele tenha o Widevine L1, sem a própria certificação da Netflix, esse aparelho só irá rodar vídeos em SD.
Sem acesso aos Widevine L1 e Widevine L3, o aparelho ainda tem a capacidade de rodar os vídeos, mas apenas na qualidade SD e sem extras como o HDR.
Outro detalhe importante, é que ao desbloquear ou fazer root, o Widevine L1 é rebaixado para Widevine L3.
Plano assinado interfere na qualidade
A Netflix tem vários planos, e claro, cada um conta com seus próprios diferenciais como suporte para uma quantidade de tela, números de pessoas que podem assistir ao mesmo tempo e claro, a qualidade que os vídeos poderão rodar, quando compatíveis.
Em qualidade, temos os três planos atuais dessa forma:

- “Básico” apenas vídeos na qualidade SD
- “Padrão” tem suporte para HD (Full HD)
- “Premium” tem suporte para HD, Ultra HD (4K) e HDR.
Novamente, no nosso caso, para aproveitar a resolução da nossa tela, teríamos que ter o plano padrão ou premium.
Conteúdo é muito importante para visualizar em alta qualidade
Claro que o filmes ou série que você assistirá tem um importante papel na qualidade que o conteúdo será mostrado.
Se ele estiver apenas em SD, claro que será mostrado apenas dessa forma, ele foi filmado assim e não temos o que fazer.
Mas os conteúdos produzidos em 4K ou Full HD irão funcionar em sua qualidade máximas, ainda sendo possível aproveitar o HDR nos aparelhos e planos compatíveis.
Netflix pode mostrar vídeos em alta qualidade

Agora sabemos que a Netflix tem a capacidade de rodar vídeos em alta qualidade em diversos aparelhos.
Mas descobrimos que a qualidade máxima irá mudar dependendo do seu dispositivo, suporte, assinatura e do conteúdo.
Com todos os requisitos completados, você poderá assistir suas séries, documentários e filmes em alta qualidade, o que traz experiência aprimorada no consumo de mídia.
Deixe um comentário