Contas de trabalho no Android possuem o compartilhar por proximidade desativado, assim não podendo utilizar o recurso nesses perfis.
Função é bem interessante, já que permite o compartilhamento rápido de arquivos, mas recurso ficará restrito aos perfis pessoais.
Essa mudança deve estar relacionada com a segurança, para evitar o envio de arquivos importantes para outras pessoas por engano.
Perfil de trabalho no Android perde recurso de compartilhar
Falamos como o Android 14 para empresas trouxe muitas melhorias e otimizações para aumentar a segurança em geral.
Agora o Google traz mais uma mudança para todas as versões do Android, a alteração surgiu na Atualização do sistema Google Play de outubro de 2023.
Com a mais recente versão da Atualização do sistema Google Play instalada nos aparelhos, os usuários perdem a capacidade de utilizar o compartilhar por proximidade (Nearby Share) no perfil de trabalho.
Isso significa que o recurso funcionará corretamente na sua conta pessoal, mas ao entrar em seu perfil de trabalho, ele estará desativado, não permitindo o seu uso.
Google não revelou o que levou a essa mudança, mas é muito claro que pode ser relacionado diretamente com a segurança.
Para quem não sabe, o compartilhar por proximidade é uma ferramenta muito interessante, que em alguns poucos passos, permite enviar e receber arquivos entre vários dispositivos, incluindo telefones, tablets e computadores.
Como o processo de compartilhar é muito simples, rápido e eficiente, ele também pode se tornar um problema para quem precisar manter os dados seguros, sendo uma brecha que pode ser utilizada para roubar dados sem que a outra pessoas descubra.
Atualmente, como foi o próprio Google que desativou o compartilhar por proximidade nas contas de trabalho, as empresas não possuem controle sobre a ativação ou desativação da função, o que deveria ser pelo menos uma opção.
Os usuários tradicionais não terão nenhum problema, apenas não poderão utilizar a função em seu perfil de trabalho, mas no pessoal, nada muda.
Lembrando que o compartilhar por proximidade está disponível para o Windows e no ChromeOS, o que permite enviar e receber arquivos dos computadores com esses sistemas.