Google revelou que está lançado oficialmente o Compartilhar por proximidade para computador, permitindo enviar e receber arquivos entre Windows e o Android.
O Compartilhar por proximidade para PC estava em teste desde abril, mas agora está sendo liberado de forma oficial para todos os dispositivos compatíveis.
Função é perfeita para quem gosta e precisa transferir arquivos entre o computador e telefone, e o melhor é que não é preciso de fio.
Agora é possível enviar e receber arquivos entre computador e Android
Lançado oficialmente, o Compartilhar por proximidade (Nearby Share) está disponível para computadores com sistema Windows, recurso chega para facilitar a troca de arquivos entre telefones/tablets Android com o PC.
Para telefones e tablets, já é um recurso que está disponível há muito tempo, mas agora a novidade chega para o computador.
O grande destaque é que os usuários podem receber e enviar qualquer tipo de arquivo sem precisar de cabos.
Claro que o funcionamento também é bem simples, após instalar o Compartilhar por proximidade no computador, o usuário precisa se logar em sua conta do Google, somente assim conseguirá enviar e receber arquivos.
Já dentro do programa, você poderá enviar e aceitar os arquivos enviados por telefones ou tablets que utilizam o mesmo recurso e que estão próximo de você.
O que é preciso para utilizar no computador?
- Sistema Windows 10 ou superior de 64 bits (versão ARM não é compatível) no computador
- Celular ou tablet com Android 6.0 Marshmallow ou superior
- Bluetooth ligado nos aparelhos (se o Windows não tem BLE Extended Advertising, não será possível encontrar ou compartilhar em algumas redes)
- Wi-Fi/ethernet ligada nos dois dispositivos
- Conectar telefone/tablet e o computador na mesma rede
- Manter os aparelhos por até 5 metros de distância, mais perto, melhor a velocidade e conexão.
Novidades em seu lançamento
Como falamos, o Compartilhar por proximidade estava em teste para os usuários, algo que estava disponível em alguns países, incluindo o Brasil.
Mas com o seu lançamento, o Google também trouxe correções e novidades para os usuários aproveitarem ainda mais o recurso.
A primeira novidade é estimativa de tempo para a transferência de arquivos, o que é excelente principalmente para arquivos grandes e muitos conteúdos, que permitirá que os usuários tenham ideia do tempo que irá demorar para completar a troca dos itens.
A segunda e última, é a visualização de imagens nas notificações do dispositivo, permitindo conferir se o arquivo que foi enviado é o mesmo que você estava esperando.
Fonte: Blog Google