Finalmente as Comunidades do WhatsApp estão sendo lançadas no Brasil, a liberação já começou hoje, mas não deve demorar para que todos recebam.
Recurso Comunidades do WhatsApp foi apresentado em abril de 2022, mas como era ano de eleição no Brasil, eles fizeram um acordo com a justiça, que o recurso só estaria disponível no Brasil a partir da posse do próximo presidente.
Cumprindo a sua parte no acordo, o WhatsApp começou a liberar o recurso apenas agora no Brasil, mas ele já estava disponível em outros países desde novembro de 2022.
Brasil começa a receber Comunidades do WhatsApp
A empresa fala que o recurso de Comunidades do WhatsApp está sendo liberado a partir de hoje no Brasil, o recurso está sendo liberado aos poucos, então nem todo mundo tem acesso a novidade nesse momento.
A intenção do novo recurso é facilitar a vida de administradores de grupos, que terão maior facilidade para controlar muitos grupos ao mesmo tempo.
Os responsáveis terão total controle dos grupos e sobre os usuários de cada um deles, poderão enviar mensagens para todos e muito mais.
O que é Comunidades do WhatsApp?
Comunidades do WhatsApp pode ser resumida como uma centralização dos grupos em um só lugar, você poderá ter comunidades de empresa, escola, trabalho e muito mais.
Funciona mais ou menos assim, você pode criar uma comunidade da escola, mas pode fazer grupos para cada sala ou se preferir, para estudantes de um ano específico, e quando precisar, pode mandar mensagens para todos ou de forma individual para cada um dos grupos.
A própria empresa (WhatsApp) revela que os grupos devem ser utilizados para se conectar com familiares e amigos, já as comunidades, são para escolas, associações de moradores, empresa, clubes e mais.
Como esperado, os responsáveis pelas comunidades terão controle sobre os grupos, incluindo quem poderá ser removido, quem não poderá entrar no grupo e mais, outra facilidade é na hora de alternar entre os grupos, basta apertar no ícone do grupo para que a lista de grupos da comunidade apareça.
Os administradores também podem utilizar o grupo de avisos, que serve para se comunicar rapidamente com um ou mais grupos, o mais legal é que apenas administradores podem mandar mensagens nesses grupos.
Já os usuários, também terão controle sobre quem poderão adicioná-los a um grupo, além disso, poderão bloquear os usuários que estão incomodando e claro, sair do grupo e da comunidade quando preferir.
Assim como as mensagens tradicionais, as mensagens em grupo e nas comunidades são criptografadas ponta a ponta, ou seja, apenas quem está nas conversas que possuem acesso ao conteúdo e ao que foi escrito.
Por fim, cada comunidade pode contar com 50 grupos e um total de 5 mil pessoas podem ser adicionadas no grupo de aviso.
Fonte: Whatsapp