Ontem descobrimos que o Galaxy Note 5 consegue prender a S Pen quando colocada ao contrário, hoje iremos descobrir o motivo disso acontecer.
Em “Galaxy Note 5 S Pen pode ficar entalada e segundo a Samsung a culpa é do usuário que não lê o manual” descobrimos que o aparelho consegue prender a S Pen em seu interior e não solta de jeito nenhum, apenas se quebrar o mecanismo que ejeta a mesma para fora.
História do problema da S Pen no Galaxy Note 5
Para ficar mais ciente do assunto saiba que o novo Galaxy Note 5 possui um novo mecanismo que ejeta a um clique a caneta S Pen, ao mesmo tempo que avisa ao aparelho que a caneta foi removida e ativa várias funções como fazer anotações na tela de bloqueio entre outros.
O problema é que esse mecanismo é feito especialmente para colocar a caneta S Pen com a ponta para dentro do dispositivo, quando a caneta é colocada ao contrario o Galaxy Note 5 consegue prender a mesma em seu interior e só solta se o mecanismo de ejeção é quebrado ou se o aparelho é aberto.
Como funciona o mecanismo de ejeção da S Pen do Galaxy Note 5
Para entender como funciona o mecanismo de ejeção da S Pen do Galaxy Note 5, o site 9to5Google fez a desmontagem do aparelho e mostrou com detalhes o que acontece quando a caneta é colocada ou retirada do dispositivo.
Quando a S Pen é colocada ela passa por duas travas diferentes que servem para segurar a caneta e a impede de cair a qualquer momento, na primeira trava chamada de Lever 1, temos uma alavanca que indica ao telefone se a caneta realmente está conectada ao aparelho ou se foi retirada.
No Lever 2 temos outra alavanca que segura firmemente a caneta através de um buraco que podemos ver na S Pen na imagem abaixo:
O problema da S Pen presa no Galaxy Note 5
O problema é que essas alavancas servem como uma forma de bloquear a saída da S Pen quando a caneta é colocada ao contrário, isso em parte acontece pelo design existente no final da S Pen que possui um espaço imenso e que serve para encaixar e prender a caneta nas alavancas, sendo que somente sairá se o usuário fizer muita força e quebrar as duas alavancas ou se abrir o aparelho.
O problema fica ainda maior já que as alavancas são feitas de plásticos e estão em um componente soldado a placa o que dificultaria ainda mais o conserto do mecanismo em caso de quebra ou problemas parecidos.
E como falamos, com essas alavancas quebradas o usuário irá perder muitas funções do Galaxy Note 5 já que o aparelho não irá detectar mais quando a caneta está dentro ou fora do dispositivo.
Resumo
Como podemos ver o Galaxy Note 5 pode ser danificado facilmente e em questão de segundo se a pessoa não prestar atenção quando colocar a caneta do aparelho.
Mas algo que chama a atenção é que podemos notar que esse é um problema de design que ao que tudo indica pode ser resolvido com uma caneta em um formato diferente da tradicional que acompanha o aparelho.
O jeito é acompanhar o que a Samsung irá fazer referente ao problema e se continuará a culpar os usuários por não lerem o manual de instruções do aparelho.
Lembrando que o Galaxy Note 5 será lançado no Brasil em breve, mas sem data oficial, sabemos que o Galaxy S6 Edge+ chegará ao país em setembro.