O modo brilho extra está em alguns Samsung e permite aumentar a iluminação da tela ao máximo em alguns modelos.
Função é interessante para quem quer o brilho no mais alto que a tela suporta, o que pode ser de grande utilidade em algumas situações.
Iremos ensinar como ativar nos modelos compatíveis e o que acontece quando está em uso.
Ativando o modo
A função é bem simples de ativar, basta seguir esses passos:
- Entre em “Configurações”
- Toque em “visor”
- Desative a opção “Brilho adaptável”
- Agora basta ativar “Brilho extra” e aumentar o brilho ao máximo.
O que a função faz?
Samsung adicionou o brilho extra para que os usuários possam utilizar a iluminação máxima da tela do aparelho.
Isso significa que a tela ficará muito iluminada, o que pode ser interessante em alguns momentos, por exemplo, durante o dia sobre a luz do sol.
Ela não está disponível em todos os Galaxy, sendo encontrada nos tops de linha da fabricante.
Mas uma vez ativada, temos a vantagem da melhor visualização do conteúdo em todas as situações e ambientes, mas existem alguns contras que precisamos falar.
Benefícios e desvantagens
O único benefício é o brilho ficar no máximo que a tela suporta, o que traz a melhor visualização em qualquer tipo de ambiente, com destaque para as áreas abertas com sol.
Ativar a função quando preciso e por algum tempo não tem problema, as desvantagens surgem se for utilizada por longos períodos.
Como falamos na parte de ativação, o modo só irá funcionar com o brilho adaptável desativado, então os usuários que precisará cuidar do nível da iluminação manualmente.
Quando ensinamos sobre burn-in, falamos que a prevenção precisar ser feita deixando o brilho baixo, ao ativar o modo, o brilho ficará mais alto do que nunca, então se utilizado por muito tempo, pode deixar manchas e marcas na tela.
Outro efeito negativo, é que com a luz mais forte, o usuário pode ficar com os olhos cansados, então é recomendado desativar quando não estiver realmente em uso.
O consumo da bateria irá aumentar, com mais iluminação, mais energia é necessária para a tela continuar a ficar ligada.
Quando utilizar?
A ativação é recomenda apenas em momento que realmente é precisa pelo usuário, em outros momentos, o melhor é desativar a função.
A utilização do modo deve ser feita principalmente quando estiver em lugares abertos, que possuem luz muito forte ou quando o sol está atrapalhando a visualização do conteúdo.
O recurso é ativado manualmente e como falamos, desativa o brilho adaptável, então é preciso lembrar de desativar a função quando não estiver utilizando.
Brilho adaptável é o recomendado
Apesar do brilho extra ser uma função de grande interesse e ter momentos que se faz necessário.
A minha recomendação é utilizar o brilho adaptável, assim o sistema irá otimizar a iluminação da tela conforme o ambiente e a iluminação atual.
A função adaptável não irá aumentar tanto a iluminação, apenas quando preciso, o que deve ser mais do que suficiente na maioria das vezes.
Então se realmente precisar, ativo modo extra, mas lembre-se de desativar quando não estiver mais em uso.
Tenha o brilho máximo da sua tela nos Galaxy
Alguns Galaxy da Samsung chegam com o modo de brilho extra, que permite utilizar a iluminação máxima que a tela suporta, algo bem interessante de se usar.
A função precisa ser ativada quando você realmente for usar, e logo depois, é preciso desativar para não ter problemas com a tela ou com os olhos.
Ainda no mesmo assunto, já falamos como aproveitar a tela na qualidade máxima nos Galaxy S Ultra e do Galaxy S24+, mostramos se modo de tela vívido ou natural é o melhor para o seu uso e ensinamos como mudar a taxa de atualização.