Pular para o conteúdo

Proteção de dados, instalar apps e usuários: como deixar o Android mais seguro parte 3

Segurança Android usuário, dados e criptografia

Proteção de dados, instalar apps e usuários: como deixar o Android mais seguro parte 3

Agora iremos aprender sobre a proteção de dados, instalar apps e criar usuários, algo essencial para deixar o Android mais seguro.

Em nosso caminho de manter o Android ainda mais seguro, estamos aprendendo muitas coisas boas, como usar a tela de bloqueio e o Smart Lock do Android.

Agora iremos focar em outras partes, como proteger seus dados, como instalar apps de terceiros afeta a sua segurança e como criar usuários.

Como proteger seus dados no Android com a criptografia

Para quem quer uma segurança aprimorada, a criptografia é algo mais do que necessário, o recurso serve tanto para os usuários tradicionais ou para empresas, que necessitam de segurança extra.

Segurança Android usuário

Com a criptografia do Android ativada, os seus dados estarão mais seguros, o que inclui suas informações, aplicativos e muito mais, já que esses itens só podem ser visualizados por você.

A criptografia do Android e em outros aparelhos tem alguns itens que merecem destaques, o primeiro é o desempenho, que ao ativar a criptografia, fica menor, mas nada alarmante.

Outro problema é se você quiser desativar a criptografia, o Android irá apagar todos os dados, então é algo que precisa ser pensado na hora de ativar e de desativar.

Para ativar a criptografia no Android, vá em “Configurações”, “Segurança” e “Codificar telefone”.

Como os aplicativos e jogos podem afetar a segurança do seu Android

Google Play logo

Os aplicativos e games são dadivas e também o maior perigo para a segurança do sistema Android.

Ao baixar um aplicativo ou um jogo, é necessário pensar se ele é de um desenvolvedor conhecido e se não tem nenhum histórico de alguma falha de segurança.

Não é recomendado baixar APKs (aplicativos) para Android na internet, muitas vezes eles são perigosos e podem apresentar malware e outros perigos, que vão tentar roubar seus dados pessoais, bancários, vão tentar instalar aplicativos e muito mais.

Lembrando que nem a loja Google Play Store é 100% segura, então o cuidado precisa ser para qualquer tipo de aplicativo e jogo que você quiser baixar, a pesquisa pode te livrar de grandes problemas de segurança.

Como instalar aplicativos de terceiros (APK) no Android

Segurança Android fontes desconhecidas

Se achou uma loja confiável e ainda quer instalar um aplicativo em forma de APK em seu Android, você precisa ativar a opção “Fontes desconhecidas”, mas como falamos, a sua ativação pode ser perigosa, já que apps mal-intencionados podem ser instalados.

Para ativar essa opção, é preciso “Configurações”, “Segurança” e ative ou desative a opção “Fontes desconhecidas”.

Com o Android 11, as coisas mudaram um pouco na hora de instalar apps, então a opção “Fontes desconhecidas” pode ser ativada para cada um dos aplicativos, ou seja, você pode utilizar o navegador para instalar as aplicações, basta dar a permissão de instalar aplicativos fontes desconhecidas para ele.

Como adicionar usuários no sistema Android

Segurança Android usuário

Para manter o seu Android mais seguro, criar usuários é uma estratégia muito bem-vinda, ainda mais se muitas pessoas mexem em seu telefone.

Cada usuário criado possui suas próprias aplicações dados e itens únicos, ou seja, nada é compartilhado entre eles.

Então a ideia é criar um segundo usuário, que será utilizado apenas quando alguém precisar do seu telefone por alguns poucos minutos, ele poderá utilizar o aparelho, mas não terá acesso aos seus aplicativos e/ou dados.

Para adicionar mais usuários, é preciso ir em “Configurações” e “Usuários”, depois aperte na engrenagem ao lado de convidado, você poderá selecionar o que o novo usuário pode fazer, como fazer ligações, mas também permite adicionar novos usuários, caso precise de mais perfis.

Segurança Android usuário

Lembrando que sempre que alternar entre os usuários, ao entrar no seu perfil, é preciso da sua senha, então sua conta estará protegida se alguém tentar acessar sem o seu consentimento.

Atualmente, as versões mais recentes do Android podem não contar mais com usuários, como alternativa, é possível utilizar um perfil de trabalho.

Mantendo o seu Android seguro em muitos passos

O primeiro passo é ter uma bloqueio de tela ativo, assim o básico da segurança já é o começo de uma segurança aprimorada.

Depois aprendemos como usar o Smart Lock do Android, o que permite desativar o bloqueio de tela em algumas situações.

Agora aprendemos como proteger os dados, o que é preciso fazer para instalar apps de forma confiável e até como criar e utilizar usuários.

No próximo e último passo, iremos aprender como se manter o Android seguro ao navegar na internet, como localizar o seu Android, fazer restauração de fábrica a distância e falamos sobre antivírus.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *