Hoje iremos falar de localizar, proteções e vírus, itens avançados para deixar o seu Android mais seguro contra todos os tipos de ameaças.
Já falamos como funciona o bloqueio de tela do Android, do Smart Lock do Android e como proteger os seus dados, instalar apps e criar usuário no Android.
Com essas medidas acima, você já estará protegido, mas claro, que ainda podemos melhorar ainda mais a segurança dos seus dados e dispositivos.
Como localizar seu dispositivo Android
Com roubos e furtos aumentando sem parar, saber como localizar o seu Android é algo essencial para encontrar o aparelho, principalmente no caso de perda.
Anteriormente era necessário ter um aplicativo de segurança para conseguir utilizar o recurso de localização, mas o sistema evoluiu e agora conta com recurso próprio e gratuito para todos.
Para saber se a localização está ativada, é preciso ir em “Configurações”, “Segurança”, “Administradores do dispositivo” e veja se a opção “Gerenciador de disp. Android” está ativada, como sempre acontece, a opção pode ter um nomes diferentes nos aparelhos das fabricante, por exemplo, na Samsung, ele é chamado de buscar meu telefone.
Com o recurso ativado, você só precisa acessar o site Devicemanager e entrar com a mesma conta Google que você utiliza no aparelho, logo será possível conferir a localização, ainda temos outras opções interessantes como fazer o dispositivo tocar um som, realizar o bloqueio da tela, apagar os dados e até mesmo ver a sua última localização registrada, caso a de tempo real não esteja disponível.
Lembrando que você também pode utilizar o aplicativo Gerenciador de dispositivo no Android, que irá funcionar como o site, inclusive com as mesmas opções.
Proteção contra restauração de fábrica no Android
Lançado com o Android 5.1 Lollipop, o recurso de proteção contra restauração de fábrica é algo que chega para te ajudar, ainda mais quando perder ou tenha o celular roubado/furtado.
Já falamos como funciona a proteção contra restauração de fábrica no Android em detalhes, mas vamos resumir para você entender.
A proteção contra restauração de fábrica entra em ação logo após a restauração de fábrica ser realizada, quando o telefone é ligado novamente, ele irá exigir o e-mail e senha anterior, sem esses dados, o dispositivo ficará bloqueado e não poderá ser utilizado.
Como esperado, a proteção contra restauração de fábrica é ativada por padrão e os usuários não precisam fazer nenhum procedimento extra.
Como navegar na Internet no Android de forma segura
Não pense que navegar na internet é algo seguro, pelo contrário, temos muitas ameaças e páginas falsas para tentar de enganar e roubar seus dados.
Um dos casos mais recentes foi de usuário infectado ao acessar um site utilizando o seu Android, só precisou visitar a página errada para ter a ameaça instalada em seu aparelho.
A recomendação é sempre visitar sites conhecidos, e verificar se existem cadeado de segurança e que a URL está correta.
Além disso, é mais do que necessário ter um navegador para Android seguro, recomendamos que você utilize o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Opera, que são os mais conhecidos e apostam muito em segurança do usuário, inclusive avisando quando um site não é considerado seguro para a navegação.
Antivírus no Android
Já falamos se o Android precisa realmente de um antivírus no Android, então recomendamos a leitura e que você tire suas próprias conclusões.
Mas o Google praticamente já criou seu antivírus para o sistema, o Google Play Protect, que verifica regularmente as aplicações instaladas no Android, sempre atrás de ameaças que podem colocar seus dados em perigo.
Se quiser ainda mais segurança do que já conseguiu até o momento, a recomendação é utilizar um antivírus, eles irão funcionar praticamente toda vez que você instala ou atualiza os aplicativos, verificando se os app possuem alguma ameaça.
O futuro da segurança com a verificação em dois passos
No passado, a verificação em dois passos era algo incomum e que poucos utilizam, mas hoje em dia, é algo mais tradicional e que todos deveriam utilizar.
O próprio Google melhorou a verificação em dois passos com o Google Prompt, que permite a verificação do usuário apenas com uma tela que surge no telefone quando você ou alguém tentar acessar a sua conta.
Atualmente o Google anunciou que a verificação em dois passos será ativada por padrão para todos no Android, então o seu uso irá melhorar o seu acesso a sua conta e não permitirá que qualquer pessoa tenha acesso aos seus arquivos e dados.
Como ficar totalmente seguro no Android
Ficar totalmente seguro no Android é impossível, todo sistema pode ter falhas e problemas, inclusive o próprio usuário pode ser a causa de muitos falhas de segurança.
Mas podemos fazer uso dos muitos recursos do sistema e do próprio aparelho para aumentar a segurança e evitar maiores problemas com vírus, com roubo de dados e muito mais.
Como falamos, o primeiro passo para um Android mais seguro é o bloqueio de tela, algo essencial, que sem ele, o restante das dicas nunca funcionará direito.
Logo depois, se quiser, utilize o Smart Lock do Android, que utiliza outros aparelhos ou localização para retirar a tela de bloqueio, mas que coloca novamente em lugares desconhecidos ou longe de dispositivos confiáveis.
Na terceira partes ensinamos como manter a proteção dos seus dados, instalar apps e criar usuários no Android, itens que em conjunto, não deixará ninguém visualizar seus dados, mesmo com o telefone na mão da pessoa.
E agora por fim, falamos sobre localizar, proteções e vírus no Android, itens avançados que todo usuário precisa ficar de olho.