O Android 13 é oficial, nova versão do sistema está sendo lançada a partir de hoje e como esperado, tem muitas novidades e melhorias.
Era esperado que o Android 13 estivesse sendo liberado oficialmente em algum momento de setembro, mas o Google foi mais rápido e já está disponibilizando o sistema.
Inicialmente os aparelhos da linha Pixel 4 ou superior, já podem aproveitar o novo sistema e as novidades, mas a lista de aparelhos deve crescer até o final do ano.
Google lança o Android 13 de forma oficial
O Google lançou o Android 13 oficialmente, o novo sistema está sendo disponibilizado para os aparelhos da linha Pixel 4 ou versões mais recentes, sendo a última grande atualização do sistema para os Pixel 4.
Além disso, o Android 13 também está sendo liberado no AOSP, que é o projeto aberto do código-fonte do Android, que permite que as fabricantes e desenvolvedores comecem a trabalhar em suas personalizações ou ROMs alternativas.
Isso significa que diferente do que aconteceu com o Android 12, o Android 13 está sendo liberado para AOSP e para a linha Pixel 4 ou mais recente, de uma só vez.
Com o Android 13, o Google revelou um longa lista de correções que os aparelhos Pixel estão recebendo com a novidade, que irá trazer uma sistema mais estável e melhorias de utilização em geral.
Android 13 traz o mesmo visual base do Android 12, mas com novidades
O sistema Android 13 mantém o mesmo design base do Android 12, mas agora foca mais em tela grandes como o Android 12L, então tablets e telefones dobráveis irão funcionar melhor e aproveitar muito bem o formato da tela que possui.
Material You recebeu melhorias, traz ícones temáticos, que deixa os ícones dos aplicativos em preto, o que irá destacar ainda mais as cores do tema.
Falando em cores, o Material You também está apresentando mais opções de cores e número maior de combinações, o que traz mais possibilidades de personalização.
Já na gaveta de apps, nos dispositivos de tela grande, teremos a parte superior para as aplicações sugeridas, e assim poderão ser facilmente utilizando quando preciso.
O tocador de música e de outros apps, como YouTube Music, foi renovado, está focando na imagem da capa do áudio e agora conta com uma linha do tempo que se movimenta.
A barra de tarefa foi atualizada, ela fica na parte inferior da tela em tablets e dispositivos dobráveis, e ainda permitem abrir rapidamente aplicações no modo tela dividida.
Melhorias que o Android 13 traz internamente
Claro que além do visual, o sistema está trazendo muitas melhorias internas, que juntas, deixam o sistema mais eficiente em todos os sentidos.
Agora o Android 13 traz mais partes atualizações, graças ao Project MainLine, os módulos de Bluetooth, UWB e o OpenJDK 11 que podem ser atualizados.
O destaque fica para o OpenJDK 11, que é uma atualização do ART e traz compatibilidade com Java 11, ele chegará também para os aparelhos com o Android 12.
A API Tile Placement permite que as aplicações mostrem configurações rápidas diretamente nas notificações, o que permite realizar ações com apenas um toque.
Nova API está trazendo a capacidade do aplicativo saber de onde está saindo o áudio, então aplicação poderá reproduzir áudio diretamente no dispositivo que está tocando o som.
Para as pessoas que utilizam uma caneta no dispositivos, o sistema agora tem a capacidade de reconhecer a caneta e o toque da palma da sua mão, assim reduzindo o número de toque involuntários quando estiver desenhando ou escrevendo.
Novos recursos do Android 13
O Android 13 permite que você selecione os idiomas dos aplicativos, então é possível, por exemplo, deixar um app em inglês, sem precisar alterar a linguagem do sistema, que continuará em português.
Bluetooh LE Audio é uma das novidades do Android 13, quando ativado, permite enviar áudio de qualidade para fones de ouvidos sem fio e outros, mas com menor gasto de bateria.
Game Dashboard (painel de controle para jogos) estará chegando em um número maior de aparelhos, então mais usuários poderão aproveitar os games, fazer streaming e muito mais.
Fotos e vídeos melhores para os aplicativos ao utilizarem a câmera é algo que o sistema está trazendo, mas para a utilização, a fabricante tem que trazer suporte, se o aparelho contar com esse suporte, aplicações poderão utilizar todas as câmeras e seus recursos avançados.
Telas em Braille são suportadas nativamente no Android 13, isso significa que apenas precisam ser conectadas no aparelho, e devem começar a funcionar sem precisar de aplicações extras.
Com o novo sistema é fácil controlar os dispositivos inteligentes, o que pode ser feito diretamente na tela de bloqueio, deixando tudo mais rápido, mas a novidade precisa ser ativada manualmente.
Para aparelhos com telas de alta resolução (1440p, 4K ou superior), existe a opção de resolução, novidade permite deixar a tela em 1080p, o que irá trazer uma boa economia de bateria.
Leitor de QRCode é umas das novidades integradas ao sistema, com ela, você poderá ler esse tipo de código de forma rápida e eficiente, a opção também está pronta para ser utilizada no menu rápido.
Áudio espacial é suportado, e a novidade é excelente para quem quer uma experiência de som otimizada, já que irá parecer que o áudio estará vindo de todas as direções.
A tecnologia Ultra-wideband (UWB), funciona como um Bluetooth e NFC ao mesmo tempo, está sendo suportado no sistema, novidade permite utilizar os telefones como chave digital para carros e muto mais.
Em breve, nos aparelhos com o Android 13, o sistema permitirá copiar em um telefone e colar em um tablet, ou vice-versa, o que trará novas maneiras de utilizar seus aparelhos juntos.
Android 13 traz mais segurança e privacidade
Photo Picker é um recurso bem interessante para a privacidade, os usuários facilmente poderão compartilhar fotos ou vídeos do dispositivo e/ou na nuvem com os aplicativos, o melhor, é que você não precisa autorizar a visualização completa, você seleciona quais fotos e vídeos o app poderá ver e utilizar, novidade virou uma API e chegará em aparelhos com o Android 11 ou superior, no futuro.
As permissões em geral, também estão melhores, agora cada aplicativo terá que pedir uma permissão para acessar vídeos, fotos ou áudio.
A nova permissão para Wi-Fi para dispositivos próximos não utiliza a localização.
Os aplicativos desenvolvidos para o sistema Android 13, terão que pedir permissão para utilizarem as notificações, o que é perfeito para o próprio usuário ter a capacidade de bloquear as notificações dos apps que não quer.
Já disponível no teclado do Google, o Android 13 está mais trazendo o recurso de apagar os itens copiados depois de uma hora, o que irá aumentar a sua privacidade.
Android 13 já foi lançado e estará chegando em aparelhos de fabricante ainda este ano
Com o Android 13 sendo liberado oficialmente, os Google Pixel 4 ou superior, já podem baixar e aproveitar a novidade, a empresa fala que a liberação do sistema será completada em algumas semanas.
Já no caso das fabricantes, ainda não existe nenhuma data aproximada, já que a as empresas estão trabalhando no sistema e podem demorar um pouco para anunciarem quando a novidade estará chegando em seu aparelhos.
Mas como ainda estamos em agosto, os principais e mais poderosos telefones de muitas fabricantes serão atualizados para o Android 13 ainda em 2022.