Google anunciou que suas contas terão chaves de acesso por padrão, passkeys poderão ser utilizadas a qualquer momento pelos usuários.
Empresa quer deixar as contas mais seguras, mas sem que seja preciso uma grande senha, algo que nem sempre é lembrando de cabeça.
Novidade também é excelente para o usuário, que poderá facilmente entrar nos serviços da empresa sem precisar de uma senha, mas mantendo a alta segurança.
É o padrão na conta a partir de agora
As contas do Google agora oferecem como padrão as chaves de acesso, que também são conhecidas como passkeys.
Google fala que essa mudança está acontecendo graças aos comentários positivo dos usuários quando a conta do Google começou a utilizar as chaves de acesso, como muitas pessoas estão utilizando e aproveitando as vantagens, a empresa estará oferecendo para todos.
A partir de agora, quando você entrar na sua conta do Google, verá mensagens para criar e usar passkeys para fazer login, o que significa que seus futuros logins na plataforma serão mais seguros e eficientes.
Claro que além da conta do Google, o recurso está disponível para o YouTube, Maps, Pesquisa, e muitos outros aplicativos, incluindo a chegada do suporte para Uber e eBay, que permitirão fazer a entrada com esse novo método.
Quando precisar, os usuários também poderão desativar apertando em “ignorar senha quando possível”.
São mais seguras
As novas chaves de acesso são mais seguras que as senhas tradicionais, elas contam com um tipo de criptografia, o que já aumenta a segurança.
Passkeys utilizam PIN, leitor de digital ou o rosto do usuário para criar senhas únicas e protegidas, elas são resistentes a phishing, ou seja, você está mais protegido do que com as senhas tradicionais.
Podem ser utilizadas em sites e aplicativos que possuem suporte, assim facilitando a entrada de forma segura nesses serviços.
Por fim, o Google ainda fala que as chaves de acesso (passkeys) além de mais seguras, também são mais rápidas, até 40% mais rápida em comparação com as senhas tradicionais.
Fonte: Blog Google