A ARM anunciou os Cortex-A77, Mali-G77 e Mali-D77, eles são a nova geração e devem trazer mais poder, desempenho e melhorias para os aparelhos top de linha em 2020.
Dias atrás falando um pouco da ARM no caso da Huawei, como sabemos, ela não fabrica os seus processadores e GPU que anuncia ao mundo, a empresa simplesmente vende seus projetos para as fabricantes interessadas, que nesse caso podemos destacar a Huawei (Kirin), Samsung (Exynos) e MediaTek (Helio).
Com os novos Cortex-A77, Mali-G77 e Mali-D77, a ARM está se preparando para o futuro, a intenção é que essas novidades cheguem nos tops de linha a partir de 2020.
ARM Cortex-A77
É uma evolução direta do Cortex-A76, o novo Cortex-A77 tem 7 nanômetros, tem velocidade de 3GHz e usa basicamente a mesma base do modelo anterior, mas com refinamento e melhorias interessantes.
A ARM fala que o Cortex-A77 tem 20% de melhoria no desempenho IPC (instrução por ciclo de clock), o que se reflete em um aumento de performance em todas as tarefas.
Na inteligência artificial, em comparação com o Cortex-A55, o novo Cortex-A77 é 35X mais rápido para tarefas de inteligência artificial, recurso que pode ser utilizado em muitas tarefas diferentes para trazer uma experiência mais exclusiva para os consumidores.
O novo núcleo de processamento também promete ser mais e econômico que as versões anteriores.
ARM Mali-G77
Na GPU a ARM chega apostando na nova arquitetura Valhall, assim a nova Mali-G77 ganhou muitos aprimoramentos para quem adora games.
Em relação a Mali-G76 (equipa o Galaxy S10), a nova GPU Mali-G77 traz 40% a mais de desempenho, é 30% mais econômica, tem 30% a mais de densidade de desempenho e conta com melhoria de 60% no aprendizado em máquina.
Todas essas melhorias indicam que a GPU está mais eficiente, gasta menos energia e ainda consegue entregar um desempenho superior para a inteligência artificial, aplicativos e jogos que exigem mais do aparelho, principalmente os que utilizam a tecnologia de realidade aumentada.
ARM Mali-D77
O novo Mali-D77 é um processador de vídeo que chega com recursos e melhorias excelentes para aumentar o desempenho em geral da GPU e do sistema.
O Mali-D77 chega otimizado para a experiência de realidade virtual, ele permite descarregar funções computacionais especificas para a GPU ou o contrário, da DPU (Mali-D77) para a GPU, assim permitindo uma qualidade superior no visual, ao mesmo tempo que elimina o efeito de enjoo, que é comum em dispositivos de realidade virtual.
O processador de vídeo consegue reduzir em 40% a largura de banda e tem uma economia de 12% sem comprometer seu desempenho.
A ARM fala que o Mali-D77 é excelente e pode ser integrado a uma plataforma SoC, o que permite que o processador seja utilizado principalmente em dispositivos de realidade virtual de todos os tipos, já que consegue exibir cenas em 4K (2K para cada olho a 90hz) com HDR.
Resumo
Como podemos ver, Cortex-A77, Mali-G77 e Mali-D77 se mostram bem interessantes, chegam com maior desempenho, são mais econômicos e chegam com aprimoramentos para conseguirem utilizar ainda mais a inteligência artificial e tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual.
Lançamento
A ARM confirma que os Cortex-A77, Mali-G77 devem chegar em 2020 para equipar os tops de linha, já o Mali-D77 foi criado para tornar os dispositivos de realidade virtual mais baratos e também chegará equipando dispositivos no ano que vem.