Relatório revela que o núcleo Cortex-X5 terá grande aumento de desempenho, o que permitirá se igualar aos concorrentes.
A empresa quer que o seu núcleo mais poderoso tenha praticamente a mesma performance que outras empresas conseguem ao fazer modificações próprias.
Isso para os usuários irá significar praticamente o mesmo desempenho que o iPhone e chips da Apple conseguem alcançar.
ARM quer seu núcleo ainda mais poderoso
O mercado está vendo a Apple apostar na arquitetura ARM e ter um grande desempenho, que muitas vezes é melhor do que os seus concorrentes, isso vale especialmente para os iPhones mais recentes, que possuem o chip modificado.
Mas vendo que as modificações estão mais poderosas que o modelo base, a ARM quer mudar isso em breve, trazendo mais performance para os chips tradicionais.
Um relatório mais recente indica que a ARM irá trazer mudanças e maior desempenho a partir do Cortex-X5, que poderá mudar o jogo, trazendo performance parecida com os dos iPhones, mas para todas as fabricantes, inclusive as que apostam no sistema Android.
Conhecido como Blackhawk no momento, o Cortex-X5 irá eliminar a lacuna de desempenho que existe hoje nos chips que utilizam o projeto padrão e os que são personalizados por algumas empresas.
Para destacar esse grande aumento, no teste Geekbench 6, o novo núcleo é o que mais oferece aumento de desempenho IPC (instruções por ciclo/clock) ano a ano em 5 anos, o que indica que foram feitas modificações importantes.
Esse poder superior poderá ser utilizado para diversas tarefas, não apenas para abrir aplicativos e jogos de forma rápida e estável, mas também para a inteligência artificial, mesmo que tenha uma NPU otimizada para essa tarefa.
O mesmo relatório fala que os desenvolvedores muitas vezes aumentam o desempenho de LLM (Large Language Model) e ML (Machine Learning) utilizando a CPU, já que é mais simples a implementação e compatibilidade, então a performance superior também fará uma grande diferença para a inteligência artificial.
Atualmente o Cortex-X4 está chegando em diversos aparelhos, algo que é visto nos Snapdragon 8 Gen 3 (ARM modificado), Dimensity 9300 e no Exynos 2400.
Lembrando que a Qualcomm deve apostar em outra arquitetura nesse ano, o Snapdragon 8 Gen 4 pode chegar com seus núcleos proprietários, e será bem interessante ver como eles irão se comportar em relação aos concorrentes.
A ARM irá lançar o Cortex-X5 ainda em 2024, e pode equipar os aparelhos top de linha em algum momento entre o final do ano e do começo do próximo ano.
Fonte: Moorinsightsstrategy