O assunto é polêmico, alguns apoiam e outros odeiam, muitos acham que é normal ou acham que é uma vantagem desleal, mas a CyanogenMod não quer sabe e adicionou trapaças em benchmark.
A trapaça se resume em alguns códigos no sistema que identifica o aplicativo de benchmark quando é iniciado, assim o sistema deixa o processador e todo o hardware em velocidade máxima o que faz o desempenho do aparelho aumentar, sem essa trapaça o sistema funciona normalmente e o aplicativo de benchmark é somente mais um aplicativo comum.
Agora essa trapaça em benchmark tem nome é o chamado “Modo de desempenho” esse modo também gerencia e otimiza a bateria para que o seu dispositivo consiga atingir o máximo desempenho.
Mas lembramos que esse desempenho máximo que o aparelho usa com o modo de desempenho ativado são as especificações máximas dos fabricantes, ou seja, esse modo não faz overclock em nenhuma peça, overclock é uma modificação que faz com que o hardware do aparelho funcione mais rápido do que deveria e que pode até mesmo em casos extremos queimar o dispositivo.
Essa tática de trapacear nos benchmark ficou famosa com os da Samsung e HTC, mas a Samsung voltou atrás e retirou essa trapaça dos seus aparelho ao atualizá-los para o Android 4.4.
O fundador da empresa Cyanogen Steve Kondik resolveu colocar essa ideia de modo de desempenho na CyanogenMod após usar o HTC One M8 que também usa essa trapaça e ainda resolveu permitir desativar esse modo quando a pessoa quiser.
Até o momento esse modo de desempenho da CyanogenMod afeta os benchmarks Antutu e Quadrant, outros ainda não foram adicionados, mas não deverá demorar muito para que os principais aplicativos de benchmarks do mercado sejam também afetados.
Infelizmente os benchmarks já não eram bons aplicativo para medir o desempenho dos dispositivos e agora com esse monte de trapaças fica mais difícil de usa os mesmo para avaliar o desempenho entre aparelhos diferentes.
Como sempre falamos para avaliar o desempenho de aparelho diferentes o melhor é testar com jogos, aplicativos, mas a usabilidade e velocidade de como o sistema se comporta devem ser os pontos que você deve mais avaliar, mas em caso de duvidas nada melhor do que comparar as especificações dos dispositivos.
Via: PoliceAndroid