Os desenvolvedores podem utilizar o bloqueio do uso de suas aplicações instaladas como APK, a novidade já está em uso.
Essa capacidade é uma função extra que foi liberada, não sendo uma obrigação a sua utilização.
Para os usuários, será algo que não irá agradar muito, principalmente os que baixam aplicativos na internet.
Usuários terão que baixar apps diretamente da loja
Com a API Play Integrity sendo liberada para os desenvolvedores, eles podem utilizar a capacidade de bloquear o uso de APKs das suas aplicações.
Essa API traz mais segurança para o sistema e para os aplicativos, o que também acaba sendo estendido para os consumidores do Android.
A função opcional consegue verificar de onde a aplicação foi instalada, se foi através da própria Store do Android, via APK e mais.
Mas o ponto principal, é que ela pode travar o uso dos aplicativos que não foram instalados pela loja, não permitindo o seu uso se foram instalados de outra forma.
Por exemplo, o aplicativo ChatGPT está utilizando essa novidade, se o usuário baixar um APK do app e instalar, quando tentar abrir o aplicativo, receberão uma tela indicando que não foi baixado da Play Store, e que para continuar a utilizar, é preciso fazer o download por lá.
Para deixar as coisas mais rápidas e cômodas para os usuários, existe um botão que leva diretamente para a loja do Android para fazer a instalação.
Curiosamente, esse procedimento é feito com o novo suporte para atualizar APKs utilizando a loja Google Play Store.
Com o usuário permitindo ação, o APK será removido e a aplicação será instalada utilizando a loja, como um aplicativo normal.
Com tudo pronto, o usuário poderá entrar no app e fazer o uso tradicional da aplicação, sem qualquer problema.
Claro que o recurso só irá funcionar se o desenvolvedor utilizar e se a aplicação instalada existir na store do Android, a função é destinada para segurança, evitando o uso de apps falsos, mas pode ser utilizada para coibir abusos, apps com hackers, com malwares e mais.
No momento, ainda não se sabe se o usuário poderá desativar esse recurso, mas ao que tudo indica, apenas os desenvolvedores possuem algum controle, e como é opcional, eles usam se quiserem.
Fonte: 9to5google