Google revelou que liberou as ferramentas para que os desenvolvedores possam utilizar Gemini Pro IA nos aplicativos no Android.
Gemini é o modelo de inteligência artificial do Google, ele estará disponível para celulares a servidores, trazendo diversos usos inéditos.
Com os desenvolvedores colocando a mão na massa, muitas aplicações podem chegar com recursos de IA.
Agora aplicativos Android podem utilizar modelo Gemini Pro do Google
Utilizando o seu site de desenvolvedor, Google revelou que o Gemini Pro está disponível para os interessados adicionarem a novidade em seus aplicativos Android.
Modelo de IA, Gemini, chega em três versões, a nano para dispositivos móveis, a Pro com recurso mais avançados e a Ultra, que é dedicada para servidores.
Gemini Nano está disponível no Android, atualmente apenas no Google Pixel 8 Pro, mas terá compatibilidade com outros telefones no futuro.
Mas a grande novidade é que o Gemini Pro, que roda diretamente dos servidores do Google, poderá ser integrada nas aplicações dos interessados.
Empresa revela que o Gemini Pro pode ser acessado através da API Gemini, que é o melhor modelo para dimensionar uma ampla gama de tarefas de raciocínio de texto e imagem.
Tentando simplificar para os desenvolvedores, agora é possível utilizar o Google AI SDK para fazer a integração direta de aplicativos Android, sem que seja preciso de uma infraestrutura de back-end, o que ajudará a diminuir os custos ao mesmo tempo que aumenta a velocidade o processo.
Os desenvolvedores também receberão integração entre o Google AI SDK e o Android Studio, o que permite a configuração automática de projetos.
Para os desenvolvedores, essas novidades permitirão que a integração com a inteligência artificial nos aplicativos seja feita de forma mais rápida e eficiente.
No caso dos usuários, novas ferramentas devem surgir com o tempo, trazendo a AI e aprimoramentos em muitas ações, que serão realizadas com o mínimo de ação por parte dos usuários, mas é algo que teremos que esperar alguns meses para conferir a novações que podem surgir.
Fonte: Android Developers