Os desenvolvedores de launchers se uniram contra o Google, a intenção é terem acesso a navegação por gestos e outros itens da interface do sistema.
Atualmente essas aplicações vem sofrendo com problemas, falhas e até travamento por não conseguirem utilizar alguns recursos.
Agora juntos e ao lado dos usuários, essas empresas querem pressionar o Google para dar um jeito na situação.
Querem uma solução
Desde que foi lançado, o Android é um sistema que permite muitos tipos de personalização, além de ser aberto e permitir que façam diversas mudanças no SO por completo.
Para quem não sabe, launcher é uma aplicação que traz uma nova interface de uso para qualquer aparelho, o que permite personalizar ainda mais o dispositivo, independendo das fabricantes e da versão do sistema.
Mas a partir do Android 10, com a estreia da navegação por gestos, os desenvolvedores de launchers passam por uma situação constrangedora.
Simplesmente eles estão tendo problema com esse de comando, já que surgem bugs, travamentos e muitos outras falhas.
A solução até agora, é a utilização da navegação com botões do Android, algo que nem todo mundo gosta.
O problema, é que ou o usuário utiliza a navegação por gestos ou utiliza um launcher, se utilizar ambos, problemas irão acontecer a qualquer momento.
Já estamos no Android 15, e até o momento, os usuários e desenvolvedores desse tipo de aplicação não podem fazer nada.
Mas agora os desenvolvedores mais conhecidos que possuem launchers, estão se unindo, o que inclui os Nova Launcher, Smart Launcher, Niagara e Lawnchair.
Eles estão realizando uma pesquisa publica sobre os problemas que os usuários estão tendo com esse tipo de aplicação, a intenção é enviar para o Google, para ver se a empresa faz algo a respeito.
Curiosamente o problema poderia ser facilmente resolvido se o Google liberasse acesso as APIs chamadas QuickStep, que é a responsável pelas animações de abrir e fechar os aplicativos e para a tela de apps recentes.
Como as APIs controlam essas funções, sempre que uma launcher de terceiros é instalada, eles não conseguem se sobrepor totalmente ao launcher oficial do sistema, que normalmente as fabricantes adicionam de fábrica.
A esperança é que o Google escute os desenvolvedores e que faça algo a respeito, liberando as APIs ou disponibilizando outro recurso para que tudo funcione como planejado, o que permitirá que os usuários façam as suas personalizações e possam utilizar a navegação que quiser.
Fonte: Androidpolice