Google revelou melhorias de segurança para o Android, detecção de golpes nas ligações para avisar quando algo está errado, e detecção de ameaça para maior proteção.
Ambas as inovações chegam para funcionarem em tempo real, e mostrem quando algo suspeito é encontrado.
Incialmente as novidades estão disponíveis nos Pixel do Google, mas devem chegar em aparelhos de outras fabricantes nos próximos meses.
IA é utilizada para prevenção de golpes nas chamadas
Com vários golpes acontecendo no mundo todo, a maioria é realizada em chamadas de voz, e estão cada dia mais sofisticados, o que pode ser uma ameaça até mesmo para quem conhece sobre o assunto.
Para ajudar a todos, o Google revelou a detecção de golpes nas ligações, recurso que utiliza a inteligência artificial para identificar e impedir fraudes.
Com a segurança e privacidade em mente, a defesa é feita no próprio aparelho e em tempo real, utilizando padrões de chamadas fraudulentas para identificar as ameaças.
Quando o recurso reconhecer um golpe, ele irá avisar com um alerta sonoro, vibração e até mesmo mostrando um aviso na tela.
Função é desativada por padrão, mas uma vez ativada, ficará escutando a ligação para fazer a identificação das fraudes, a IA coleta os dados e mantém no dispositivo, nenhuma informação é enviada para os servidores do Google, e são apagados logo depois da chamada ser finalizada.
Inovação está em teste para quem mora nos EUA e fala inglês, é preciso de possuir um Pixel 6 ou mais recente.
Detecção de ameaças em tempo real com alertas no Google Play Protect
A proteção Google Play Protect agora traz detecção de ameaças com alertas em tempo real, o que aumenta a segurança.
A ferramenta sempre está verificando as aplicações instaladas atrás de itens perigosos, como malware e outros.
Recurso é muito inteligente e verifica os próprios apps, mas também os padrões de uso, atividades, e o comportamento em geral para encontrar atividades suspeitas.
Agora a detecção de ameaças ao vivo está se concentrando em stalkerware, que são feitos para roubar dados pessoais e confidenciais, o que acaba conseguindo monitorar a pessoa sem o consentimento.
Quando algo é encontrado, o usuário será avisado em tempo real, e poderá realizar ações para conferir o que está acontecendo e até mesmo se livrar da ameaça.
Recurso começou a ser liberado para os Pixel 6 e mais atuais, a inovação chegará nos telefones de outras fabricantes nos próximos meses.
Fonte: Googleblog