MediaTek anunciou que os chips Dimensity 9300 e Dimensity 8300 foram otimizados para Gemini Nano.
Então eles poderão aproveitar seu desempenho e APU para realizar ações com foco na inteligência artificial.
Claro que a novidade é excelente para os desenvolvedores e usuários que ganham mais facilidades para a IA.
Chips da MediaTek são otimizados para IA do Google
Gemini Nano já está disponível no Android, chegou ao Google Pixel 8 Pro e aos Galaxy S24 com a Galaxy AI.
O modelo de linguagem é bem interessante e está trazendo recursos inéditos para os usuários em vários setores.
Mas como ainda está apenas no início, o suporte precisa ser estendido para além do próprio sistema.
Para isso, a MediaTek revelou que os seus chips Dimensity 9300 e Dimensity 8300 foram otimizados para o Gemini Nano e todos os seus recursos.
Empresa revela mais detalhes:
“Como parte de nosso investimento contínuo na criação de ecossistemas necessários para garantir um futuro forte para a IA, a MediaTek e o Google trabalharam juntos para integrar e otimizar com sucesso o Gemini Nano, o Large Language Model (LLM) do Google projetado para trazer IA generativa no dispositivo para smartphones, para que possa ser executado de forma eficaz e eficiente nos chipsets MediaTek Dimensity 9300 e 8300. Esse esforço inclui a colaboração com o Google usando o kit de ferramentas NeuroPilot da MediaTek e portando o Gemini Nano para a APU MediaTek para melhorar o desempenho.”
Como a fica claro, a empresa está facilitando a vida dos desenvolvedores, trazendo ferramentas atualizadas para o desenvolvimento de recursos que utilizam a inteligência artificial.
Para os usuários, isso pode significar a chegada de muitas funções de IA em seus dispositivos com esses chips, mas também melhor desempenho e eficiência na hora de realizar as diversas tarefas.
Mas é preciso ficar atento, o suporte e otimização para Gemini Nano nos MediaTek não significa que todos os aparelhos equipados com Dimensity 9300 ou Dimensity 8300 terão esses recursos disponíveis, apenas quer dizer que as fabricantes e desenvolvedores contam com mais facilidade para trazer funções de IA utilizando a plataforma do Google.
Fonte: MediaTek