Rumores indicam que o Dimensity 9400 terá apenas núcleos de desempenho, o que trará ainda mais performance em geral.
Assim como o modelo mais atual, a MediaTek pode estar planejando apostar em núcleos mais rápido, focando mais em desempenho.
Sem núcleos de eficiência energética, o próximo chip deve contar com mais poder e ter muitos outros diferenciais.
Sem núcleos de eficiência energética no próximo chip top de linha da MediaTek
No Dimensity 9300, o chip mais poderoso da MediaTek, a empresa apostou em 4 núcleos Cortex-A4 que são extremamente poderosos e em 4 núcleos Cortex-A720, que são de desempenho.
Não existe nenhum Cortex-A520, que são os núcleos de eficiência energética, que são utilizados para menor consumo, sendo usados em tarefas mais simples e diárias.
Essa mudança inicialmente causou problemas, rumores falavam que o chip era quente, mais tarde um teste extremo fez o processador diminuir bastante o seu desempenho, logo em seguida, a MediaTek falou que o teste foi feito errado, mas no geral, o SoC top de linha é mais rápido que o Snapdragon 8 Gen 3 e não tem apresentado problemas.
Agora os boatos estão falando do Dimensity 9400, que a MediaTek irá seguir o mesmo caminho do modelo atual, deixando os núcleos de eficiência de lado.
Mas os rumores falam que não deveremos ver 4 núcleos Cortex-X5, mas ainda teremos apenas núcleos de poder e desempenho.
No momento, não existe números exatos de núcleos extremamente poderosos que serão utilizados, mas ao que tudo indica, o novo MediaTek chegará para superar o Snapdragon 8 Gen 4 em todos os sentidos.
Lembrando que o Dimensity 9300 é mais rápido que o Snapdragon 8 Gen 3, então não é difícil imaginar o mesmo acontecendo com a próxima linha de chips.
Se tudo correr como esperado, o novo MediaTek Dimensity 9400 pode entrar em produção em massa já em fevereiro, mas sem maiores informações da sua chegada nos celulares no mercado.
É esperado que o novo chip seja utilizado mais do que nunca pelas fabricantes chinesas, já que ele chegará com preço menor do que a da concorrência e deve contar com mais poder, mas temos que esperar alguns meses para conferir a realidade.
Fonte: Weibo