Google revelou que terá dois lançamentos do Android para 2025, sendo uma grande versão do sistema e outra menor com melhorias.
Isso significa que a próxima versão do SO chegará antes do meio do ano, o que permitirá que as fabricantes lancem a novidade até o final do ano.
Essa mudança também ajudará os tops de linha, que serão lançados com o sistema mais recente no segundo semestre.
Android 16 chegará mais cedo e terá atualização extra mais tarde
Se dirigindo aos desenvolvedores, o Google revelou que o Android 16 chegará mais cedo no próximo ano, além disso, o sistema terá uma atualização menor mais tarde.
Chamada de versão principal, a novidade será liberada oficialmente no segundo semestre de 2025, ou seja, antes do meio do ano (entre abril e junho), ela irá trazer novas APIs, que irão afetar como os desenvolvedores precisam trabalhar em suas aplicações.
A versão segundaria será lançada em algum momento do quarto trimestre (entre outubro e dezembro), ela chegará com otimizações, correções de bugs e novos recursos, terá novas APIs, mas que não irão afetar o funcionamento dos apps.
Além disso, para o primeiro trimestre (janeiro a março) e para o terceiro trimestre (julho a setembro) a empresa irá lançar atualizações incrementais para garantir a qualidade, então apenas novos recursos chegarão nesses períodos.
Depois do meio do ano, mais aparelhos serão lançados com a nova versão
Com uma grande versão do Android sendo liberada antes do meio do ano, as fabricantes poderão lançar dispositivos no segundo semestre com a versão mais atual.
Isso é excelente para os consumidores e para as próprias fabricantes, que poderão disponibilizar novos aparelhos já atualizados de fábrica.
O próprio Google confirma essa alteração:
“Estamos planejando o lançamento principal para o segundo trimestre, em vez do terceiro trimestre, para alinhar melhor com o cronograma de lançamentos de dispositivos em todo o nosso ecossistema, para que mais dispositivos possam obter o lançamento principal do Android mais cedo.”
Mas essa alteração é benéfica para os aparelhos que já estão no mercado, principalmente os tops de linha, que serão atualizados no mesmo ano em que a versão do sistema é anunciada.
Por fim, o Google revela que está trabalhando com seus parceiros para que as fabricantes possam liberar a atualização do novo sistema para o maior número de aparelho possível de maneira rápida.
Fonte: Android Developers