Google revelou que o navegador Chrome terá suporte para o Eclipsa Audio, novidade chegará mais tarde para o sistema Android.
Feito em parceria com a Samsung, novidade foca no som imersivo para trazer experiência de alto nível.
Disponível inicialmente nos televisores Samsung mais recentes de 2025, novidade chegará aos dispositivos móveis até o fim do ano.
Som espacial de código aberto para todos
Eclipsa Audio terá suporte para Chrome e Android, ele é um novo formato de áudio espacial de código aberto para todos, ele foi criado com ajuda do Google e Samsung.

Como esperado, ele pode ser utilizado gratuitamente pelas fabricantes e é uma alternativa para quem quer som aprimorado.
O Google diz que a novidade utiliza como base o IAMF (Immersive Audio Model and Formats), que foi criado pela Alliance for Open Media (AOM) com ajuda da empresa, da Samsung e de outros colaboradores.
Empresa destaca que normalmente esse tipo de áudio era foca principalmente nos filmes, mas que atualmente está se expandido para músicas e outros, o que inclui os jogos.
O plano do Google é trazer suporte para o novo formato ainda este ano para o Chrome, o que permitirá aproveitar ainda mais os conteúdos compatíveis, inovação deve ser disponibilidade no final do ano ou antes.

Para o YouTube, a empresa já tinha revelado o suporte, com a capacidade de receber os vídeos já com o novo formato de som sem precisar fazer nenhuma mudança.
No sistema Android, irá demorar um pouco mais, a expectativa é que o Android 17 (ou Android 16) esteja chegando com essa capacidade, já que foi revelado que uma próxima versão do Android AOSP terá o suporte.
Até o final do ano, muitos dispositivos com Google TV chegarão ao mercado com a novidade integrada.
Para garantir a qualidade, Google e Samsung irão criar um programa para certificação e licenciamento, para que todos os aparelhos possam ter o mínimo de recursos para conseguir reproduzir o novo formato.
Eclipsa Audio chegará aos dispositivos móveis ainda este ano, passando pelo Chrome e YouTube, e mais tarde no Android, o que trará uma alternativa ao Dolby Atmos para quem gosta de áudio espacial.
Fonte: Googleblog
Deixe um comentário