Pular para o conteúdo

Em 2021, alguns Androids mais antigos não poderão acessar todos os sites

Android Nougat

Por causa de certificados de sites, em 2021, alguns telefones com Android mais antigos não poderão acessar alguns sites.

A internet é cheia de tecnologias e surpresas, mas as vezes é preciso evoluir e deixar para trás alguns aparelhos mais antigos.

Então um certificado deixará de ser utilizado, o que fará vários aparelhos incompatíveis com a segurança dos sites.

Android mais antigos deixaram de acessar alguns sites

A revelação vem da Let’s Encrypt, uma das maiores autoridades de certificados do mundo, ela revelou que alguns aparelhos Android mais antigos deixarão de acessar alguns sites que utilizam seus certificados.

Let´s Encrypt

A empresa diz que quando foi criada, adicionou um certificado ISRG Root X1 como padrão para todos os navegados, o que assegurou a compatibilidade e suporte para os mais variados sistemas.

Atualmente temos os certificados ISRG Root X1 e o DST Root X3, esse último é totalmente compatível com os sistemas mais atuais e com outros que estão disponíveis há um tempo no mercado.

Mas o problema é que o ISRG Root X1 não será mais utilizado pela Let´s Encrypt, esse certificado irá expirar e perder totalmente a sua validade em 1 de setembro de 2021, não sendo mais renovável para um período posterior.

Isso na pratica, significa que aparelhos mais antigos podem ter problemas para acessar sites sem esse certificado.

A empresa fala que aparelhos com Android 7.1.1 ou mais antigos serão afetados diretamente pela falta desse certificado, os aparelhos não irão mais confiar nesses certificados, mostrando que os sites são inseguros e até não sendo possível acessá-los.

Esse problema começará a afetar os sites a partir de 11 de janeiro de 2021, mas os desenvolvedores ainda poderão pedir o certificado compatível com as versões mais velhas do Android, algo que irá acabar de vez em setembro de 2021.

Meu Android antigo, não acessa mais sites em 2021, o que fazer?

Firefox logo

A própria Let´s Encrypt revela que para os usuários de aparelhos Android mais antigos e que tiverem problemas para acessar sites que possuam seus certificados, a solução é o Firefox.

A empresa fala que o Firefox é um navegador que possui sua própria lista root para certificados, então permitirá acessar os sites, já que estará com a lista atualizada e suportando os certificados mais atuais utilizados pela empresa.

Outras empresas como o Google também podem fazer o mesmo, adicionando certificados em seu navegador Chrome, mas ainda não sabemos se ela tem essa intenção no futuro.

Em todo caso, se estiver com problemas para acessar sites em 2021, o melhor a se fazer, é manter o Firefox instalado em seu Android 7.1.1 ou mais antigo.

Via: Letsencrypt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *