[youtube id=”bQH3IUBSR_E”]Aplicativo que está em desenvolvimento promete fazer a bateria dos seus dispositivos com Android e Windows carregarem mais rápido e terem uma maior vida útil.
O aplicativo se chama QNS e está sendo desenvolvido pela Qnovo, a intenção do QNS é diminuir o tempo que a sua bateria ficará sendo carrega ao mesmo tempo que melhora o tempo que ela irá descarregar.
Atualmente em desenvolvimento o aplicativo ainda não está sendo disponibilizado e está sendo compatível com os processadores Snapdragon da Qualcomm e por isso o iOS não é incluído na lista de sistemas compatíveis.
Mas antes devemos lembrar que a Qualcomm possui a sua tecnologia Quick Charge que já está na versão 2.0, em resumo a tecnologia da Qualcomm precisa de um aparelho com processador compatível e além disso é necessário um carregador especial vendido separadamente do dispositivo, atualmente a fabricante está disponibilizando o aparelho e o carregado juntos somente no Japão.
Com essa tecnologia a Qualcomm consegue diminuir o tempo da carga de uma bateria de 3300mAh que demora cerca de 4 horas e 30 minutos para somente 1 hora e 36minutos.
Mas o aplicativo QNS consegue ser melhor além de não precisar de nenhum acessório extra, o funcionamento do aplicativo é simples, ele gerencia a sua bateria inclusive a temperatura, com esses dados disponíveis ele gerencia toda a energia que está sendo enviada.
Esse gerenciamento é feito para que a bateria receba mais energia que o normal quando está nas especificações de segurança, já quando a bateria fica quente o próprio aplicativo diminui a energia enviada para a bateria para que não tenha risco de explodir ou algo parecido.
Com essa nova técnica a empresa Qnovo garante que em 15 minutos sendo carregado seu smartphone irá ter carga para 3 horas.
Além do software a empresa também está desenvolvendo seu próprio chip para controlar a energia que chega na bateria, mas o chip precisa vim instalado no próprio aparelho, um smartphone equipado com esse chip da Qnovo pode ter 6 horas de bateria com apenas 15 minutos de carga.
Infelizmente as baterias não estão evoluindo tão rápido como os aparelhos, mas os desenvolvedores estão focando em novas formas de melhorar essa situação e empresas como a Qnovo e a Qualcomm que começam a focar em formas mais rápidas para carregar os dispositivos.
[youtube id=”UYfL8I4N3ls”]
Via: GizmodoBrasil