Pular para o conteúdo

Estabilização de vídeos em apps pode melhorar no Android 15

Android 15 câmera

Aplicativos de terceiros podem ser melhorados no Android 15 com estabilização de vídeos nativa do sistema.

Claro que a função estará disponível para as aplicações que utilizam a câmera, o que inclui rede sociais e apps dedicados para vídeos e fotos.

O destaque é que como faz parte do sistema, o recurso poderá ser utilizado sem que as fabricantes façam nada.

Android 15 poderá melhorar a estabilidade de vídeos em apps de terceiros

Atualmente o Android 14 melhorou o suporte de câmera para aplicativos de terceiros, que podem utilizar modo noturno, HDR, desfoque e recursos de retoque no rosto.

Motorola Moto I.A. modo automático para câmera

Com a próxima versão do sistema, o Google dará mais um passo, aumentando ainda mais o suporte atual.

Conhecido como Eyes Free videography, o recuso é uma extensão do sistema para a câmera em aplicativos de terceiros, que poderão utilizar a estabilização em vídeos.

Opção é encontrada em “Configurações”, “Segurança e privacidade”, “Mais segurança e privacidade”, é chamada “Allow camera software extensions” (em português, significa Permitir extensões de software da câmera) e só pode ser ativada ou desativada.

Ao ativar a opção, o sistema entra em ação e disponibiliza um algoritmo para melhorar a estabilização na hora da gravação.

Para o usuário, isso significa que será possível utilizar qualquer aplicativo que tenha o recurso de câmera, e a gravação ficará estável, focando no item que está na tela e sem apresentar tremores e outros.

Xiaomi 14 Ultra

Normalmente, as fabricantes possuem diversos recursos avançados disponíveis para os usuários, mas o problema é que eles só funcionam na maioria das vezes apenas nos próprios aplicativos da empresa, nos apps de terceiros, eles não são utilizados.

No caso dessa novidade, ao invés das fabricantes trabalharem para liberar a função para apps específicos, o próprio sistema que possibilitará esse uso, o que na prática, pode significar que uma vez ativado, será possível utilizar em qualquer aplicação.

Ao que tudo indica, não será preciso nem que os desenvolvedores dos aplicativos e nem as fabricantes façam nenhuma alteração, que tudo irá funcionar como deveria.

No momento, o Android 15 está na Beta 1.2, e não existe data de lançamento oficial para o sistema, mas novidades serão reveladas no evento Google I/O 2024.

Fonte: Androidauthority

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *