Pular para o conteúdo

Europa quer que aplicativos pré-instalados no Android possam ser desinstalados

Opera 60 página inicial

Intenção da União Europeia é que o consumidor possa desinstalar aplicativos pré-instalados no sistema Android.

Aplicativos pré-instalados sempre foram motivos de reclamações de usuários pelo mundo todo, mas na Europa isso pode mudar no futuro próximo.

A Europa quer deixar na mão dos consumidores o que eles querem instalados ou não em seus próprios aparelhos e não a cargo das fabricantes.

Aplicativos pré-instalados do Android deverão ser facilmente desinstalados na Europa

A Europa está fazendo uma nova lei de serviços digitais, que terá um ponto exigindo que os aplicativos pré-instalados no firmware das fabricantes possam ser removidos facilmente pelos usuários que não irão utilizar os apps ou recursos.

Samsung Cloud

Atualmente as fabricantes trazem muitas aplicações instaladas em seus aparelhos Android, elas revelam que esses apps chegam para trazer uma experiência aprimorada para os usuários, que nem precisarão baixar nada para começar a usar os recursos e funções integradas.

O problema é que esses aplicativos extras normalmente não podem ser desinstalados, no máximo desativados, mas mesmo assim ainda consomem espaço interno que pode ser precioso para algumas pessoas.

Então a lei chegará como uma obrigação para as fabricantes, que terão que separar os aplicativos pré-instalados e o firmware do sistema, permitindo assim a desinstalação das aplicações a qualquer momento.

Essa mudança será importante principalmente para aparelhos mais simples que começam a chegar com 16GB/32GB ou menos, que agora poderão ter um espaço um pouco maior disponível ao permitir que os usuários removam os aplicativos que não utilizam ou que não estão interessados.

A nova lei de serviços digitais já está sendo debatida há um bom tempo, tudo indica que deverá ser submetida para a aprovação ainda nesse final do ano.

Motorola RAZR 2019

Se tudo sair como esperado, as fabricantes que lançam aparelhos na Europa, terão que separar os apps pré-instalados do sistema possivelmente em 2021, mas não sabemos se isso irá acabar afetando outras regiões do mundo.

Resumo

Se a nova lei de serviços digitais da Europa sair do papel e for aprovada, as pessoas da região terão aparelhos Android com a possibilidade de remover todos os aplicativos pré-instalados, o que é excelente para liberar espaço e só deixar as aplicações que realmente for utilizar.

Ainda não sabemos como isso irá afetar outras regiões, mas seria uma boa ideia que essa mudança também chegasse em aparelhos de outros países.

Via: Financial Times

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *