Usuários do plano gratuito terão mais limitações no Evernote a partir de 4 de dezembro, o que pode fazer muitas pessoas abandonarem a plataforma.
Mudanças é para que o aplicativo fique mais lucrativo, já que está há um bom tempo sem apresentar bons resultados.
Apenas os usuários gratuitos são afetados, para os assinantes, nada muda, os planos continuam da mesma forma e com os mesmos recursos e preços.
50 notas e um caderno é o limite para o gratuito
A partir de 4 dezembro, Evernote mudará seu plano gratuito, trazendo limites de apenas 50 notas e um caderno para esses usuários.
Empresa afirma que em maioria, quase todas as contas grátis estão dentro do limite, e que eles decidiram esses valores com base nos seus usuários.
Isso significa que eles utilizaram a sua base de dados, viram como as pessoas do plano gratuito faziam a utilização em médio e foi decido esses valores.
Para os atuais clientes, que já ultrapassaram esses limites, o único problema é que não será possível criar notas, mas as já existentes estarão disponíveis normalmente, inclusive para editar, exportar e se quiser, excluir.
Quem superou a quantidade de notas, para criar uma nova, será preciso apagar as outras para ficar com pelo menos 49, assim poderá fazer uma nova.
Curiosamente, ao que parece, a empresa está ciente que esse limite é muito baixo, eles afirmam que eles estão cientes que as mudanças podem afastar os consumidores gratuitos atuais para os concorrentes.
Outro detalhe interessante, é que a empresa revela que o Evernote não é lucrativo há anos, tanto que todas as operações foram centralizadas apenas na Europa, como uma forma de economia.
Se ainda quer utilizar o serviço, ao superar o limite, você pode apagar alguma nota anterior ou contratar um plano, que começa com 10GB de upload mensal com o valor de US$ 15 dólares, e a versão de 20GB pelo preço de US$ 18 dólares mensais, com descontos no plano anual.
Como alternativa, existem outros aplicativos para fazer anotações, os mais conhecidos são Google Keep e Microsoft OneNote.
Fonte: Engadget