O novo processador premium Samsung Exynos 2200 com GPU AMD Xclipse 920 e RDNA 2 é anunciado de forma oficial.
Com seu evento não acontecendo no dia esperado e com muitos rumores diferentes, o chip surpreendeu por ser apresentando agora.
Então finalmente podemos conhecer o primeiro chip da linha Exynos com um GPU AMD, sim o primeiro de muitos, o que já foi confirmado pela Samsung e AMD.
Conheça o Samsung Exynos 2200 com GPU AMD Xclipse 920 e arquitetura RDNA 2
O novo Samsung Exynos 2200 é produzido em 4nm, temos 8 núcleos de processamento, eles são divididos por 1 núcleo Cortex-X2 para desempenho extremo, 3 núcleos Cortex-A710 para performance e 4 núcleos Cortex-A510 para economia de energia.
Como esperado, o novo chip chega apostando na nova arquitetura ARMv9, que é a mais atual e traz melhorias importantes em IA, desempenho, compatibilidade e segurança.
Samsung Exynos 2200 ainda conta com a tecnologia AMIGO, que é um avançado governador multi-IP que fica de olho nos principais componentes, o que inclui a GPU e CPU, então faz ajustes para melhorar a vida útil da bateria em todas as situações.
Para a tela, o suporte é para até 4K com 120Hz na taxa de atualização, na resolução QHD+, a taxa de atualização pode ser de até 144Hz.
Em desempenho, temos suporte para RAM LPDDR5 e o armazenamento interno suportado é o UFS 3.1, que atualmente são os mais rápidos.
Com um novo ISP (processador de imagem), o suporte para câmera no Samsung Exynos 2200 é para sensores com até 200MP, a gravação de vídeo é em até 8K a 60fps, mas também temos 4K a até 240fps, o chip suporta até 7 sensores, e permite utilizar até 4 câmeras ao mesmo tempo.
Samsung destaca que o Exynos 2200 também chega com suporte para os mais recentes codecs da atualidade, temos o codec avançado de vários formatos (MFC), que traz AV1 e muitos outros, permitindo a exibição de conteúdo até em 8K sem problemas.
Para a inteligência artificial, temos uma NPU dupla mais nova, ela traz o dobro de desempenho em comparação com a anterior, que equipa o Exynos 2100, isso significa mais rapidez para cálculos e aprimoramento de cálculos em paralelo.
Com um modem 3GPP Release 16 5G, o novo processador premium traz alta velocidade, temos até 7.35Gbps de download na rede 5G, na rede 4G o download é de até 3Gbps, mas o modem conta com um recurso de conectividade dupla, que utiliza ao mesmo tempo as duas redes, o que permite ter velocidade de até 10Gbps.
Em segurança, o Samsung Exynos 2200 conta com Extensão de Etiquetagem de Memória (MTE), Integrated Secure Element (iSE) e HW de criptografia inline, esse último foi melhorado e traz criptografia mais confiável para a RAM e armazenamento interno.
Exynos 2200 apresenta GPU Samsung Xclipse 920 feita em parceria com a AMD
Essa é a parte mais esperada do novo Exynos 2200, a GPU em parceria com a AMD finalmente é anunciada, seu nome oficial é Samsung Xclipse 920.
O nome tem um significado, o X representa o Exynos, e a palavra Xclipse (eclipse) significa que chegamos ao fim de era de jogos mobile, marcando um novo capitulo emocionante para os games em aparelhos móveis que estarão chegando em breve.
Como já tinha sido revelado pela AMD, a GPU Samsung Xclipse 920 chega com a arquitetura RDNA 2, que é uma das mais recentes para computadores e consoles, o que significa maior desempenho, menor geração de calor, e um bom aproveitamento das tecnologias mais atuais.
Entre as suas novidades, temos suporte para Ray Tracing, tecnologia que permite que o game tenham simulação de luz avançada, então temos um comportamento parecido com o que acontece no mundo real.
Isso significa que temos cálculos avançados para luz, reflexos e muito mais, o que no final traz gráficos únicos e de alta qualidade, o melhor, é que graças a AMD, a nova GPU chega com Ray Tracing acelerado por hardware, algo inédito para dispositivos móveis.
Outra tecnologia muito bem-vinda é a de VRS, ou se preferir, sombreamento de taxa variável, que é uma otimização para a carga de trabalho da GPU Samsung Xclipse 920, aumentando os gráficos e desempenho sempre que possível.
Com o VRS, os desenvolvedores podem selecionar onde a GPU deve focar, aplicando uma menor taxa de sombreamento em áreas que estão mais longe e que não merecem tanta atenção naquele momento, ao fazer isso, a placa de vídeo trabalha menos, o que permite ter um jogo mais otimizado e de alta performance, mas também permite consumir menos energia.
Então podemos esperar melhorias importantes e uso de novas tecnologias em games móveis, algo que anteriormente, estavam disponíveis apenas para computadores e consoles mais avançados.
Exynos 2200 com a GPU Samsung Xclipse 920 feita em parceria com a AMD já está em produção em massa e deve equipar o Galaxy S22, telefone que deve ser apresentado em fevereiro.