O Exynos 2500 surgiu em mais um benchmark, o que acabou revelando que ele conta com 3x grandes núcleos poderosos.
Chip surgiu com o total de 10 núcleos, mas chama a atenção por algumas escolhas diferentes por parte da Samsung.
Se o teste estiver correto, processador terá mais núcleos poderosos, mas que não são tão rápidos.
Possivelmente 3x núcleos Cortex-X925
O chip da Samsung apareceu com a numeração S5E9955 no teste Geekbench, revelando algumas novidades interessantes.
O Exynos 2500 foi visto com o total de 10 núcleos, sendo 3x núcleos grandes poderosos, que provavelmente são Cortex-X925, que são os mais potentes do momento, para comparação, o recém-anunciado MediaTek Dimensity 9400 conta com apenas 1 núcleo desse modelo.
Além da grande quantidade, o chama a atenção, é que esses núcleos estão chegando com velocidade de apenas 2,59 GHz, no Dimensity a velocidade é de 3,63 GHz.
Já vimos no passado recursos de economia de energia diminuindo a velocidade dos chips em testes, mas nesses casos, com tantos núcleos poderosos, isso poderia ser um padrão, o que permitirá que os três funcionem ao mesmo tempo e não esquentem demais, mas ainda não sabemos a verdade.
No restante, deve ser equipado com 5x núcleos Cortex-A725 ou Cortex-A720 com velocidade de 2,25 GHz para desempenho e 2x núcleos Cortex-A520 com velocidade de 1,75 GHz para economia de bateria.
A GPU é uma Samsung Xclipse 950 em parceria com a AMD e que possui 8 unidades de computação e velocidade de 1.306 MHz, o que aparentemente irá trazer ainda mais desempenho para jogos e aplicativos gráficos em geral.
Futuro do chip ainda é incerto
Mesmo aparecendo em teste, o futuro do chip é incerto, relatórios revelam que o Exynos 2500 tem problemas na fabricação, não conseguindo alcançar a marca esperada de produção.
Outros boatos falam que a Samsung já está pensando em utilizar o Dimensity 9400 em seus Galaxy S25 base e plus, deixando o Snapdragon 8 Gen 4 (Snapdragon 8 Elite) para a versão Ultra e se possível, poderá utilizar o Exynos para equipar os próximos dobráveis.
Então é preciso esperar para saber o que a Samsung irá fazer no futuro, mas no momento, as coisas no setor de chip não estão como a fabricante esperava.
Fonte: Browser Geekbench