Pular para o conteúdo

Exynos 990: processador top de linha filma em 8K e suporta LPPDR5

Exynos 990

Processador Exynos 990 é anunciado, ele é para dispositivos top de linha, possui suporte para filmagem em 8K, para memória LPPDR5 e outras novidades.

Intenção da Samsung é trazer suporte para as novas tecnologias, assim ficando preparada para o futuro.

Como o novo já diz, Exynos 990 é uma evolução do Exynos 980, será mais rápido e mais eficiente que o modelo anterior.

Exynos 990

O processador é fabricado em 7nm EUV, é composto por 8 núcleos, 2 são personalizados pela Samsung, 2 são Cortex-A76 e os outros 4 são Cortex-A55, a Samsung no momento não revelou a velocidade de cada núcleo, mas fala em desempenho 20% maior que o Exynos 9820, processador que equipa a linha Galaxy S10.

Exynos 990

Na GPU, o Exynos 990 é equipado com a ARM Mali-G77, que traz ainda mais desempenho para tarefas que exigem processamento gráfico, aqui o desempenho nos jogos também aumenta em 20%.

Ainda falando em desempenho, a memória RAM suportada é a mais nova LPPDR5, que consegue realizar a transferência de dados com velocidade de até 5500Mb/s, sendo excelente para se unir ao armazenamento UFS 3.0, mas o processador também suporta memória interna UFS 2.1.

Câmera suportada também pode e deve ser de alta qualidade, sendo uma única de 108MP ou uma dupla de 24.8MP, além da grande resolução, o Exynos 990 traz suporte para filmagem em 8K a 30fps ou 4K a 120fps.

Exynos 990

A resolução de tela suportada máxima é 4K, então o processador pode equipar qualquer tipo de dispositivo que necessite de tanta resolução de imagem, já na taxa de atualização temos o máximo de 120fps, que deixará as imagens ainda mais suaves em todas as situações, principalmente em jogos.

Para a inteligência artificial temos um chip dedicado com dois núcleos, essa dupla promete ser mais eficiente que as versões anteriores, o que ajudará em itens que necessitam de IA para funcionarem melhor, algo que é utilizando principalmente nas câmeras, o desempenho da dupla é de 10TOPs.

A segurança também foi aprimorada, processador chega com PUF (Physically Unclonable Function) que gera uma chave exclusiva com base nas propriedades físicas de cada chip, tem mecanismo de criptografia para a DRAM e conta com iSE, que consegue armazenar e gerenciar os dados pessoais separadamente do sistema operacional.

Exynos 990

Por fim, ainda tem suporte para 5G graças ao modem Exynos 5123, que também foi revelado e promete velocidade de até 7.3Gbps em download.

O novo Exynos 990 começará a ser produzido até o fim desse ano, então possivelmente chegará para equipar o Galaxy S11.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *