Relatório revela que o Exynos que irá equipar os Galaxy S25 pode ser mais eficiente energeticamente do que Snapdragon.
Essa seria uma grande vantagem para o chip da Samsung, que em teoria pode ter menor consumo de bateria.
A melhoria deve acontecer pelo processo de fabricação, que será mais avançado do que a da concorrente.
Exynos 2500 poderá gastar menos bateria que Snapdragon 8 Gen 4
Com o Exynos 2400 nos Galaxy S24, o chip melhorou muito em comparação com as versões anteriores, conseguindo competir melhor conta o seu adversário Snapdragon 8 Gen 3.
Mas com o Exynos 2500, a Samsung planeja um chip que irá superar o Snapdragon 8 Gen 4, pelo menos na eficiência energética.
Para essa tarefa, a fabricante planeja utilizar o seu processo de fabricação de chips mais recente, esse que será o grande diferencial.
Samsung ao lado da empresa Eletronic Design Automation (EDA) conseguiu fabricar com sucesso protótipos de Soc (system-on-chip) no processo de 3nm.
O grande diferencial é que as empresas estão utilizando o processo transistores GAA (Gate-All-Around) que tem muitas melhorias em comparação ao FinFET.
Algo que chama a atenção, é que os transistores GAA limitam o vazamento de energia e aumentam a corrente de acionamento, o que permitirá que o Exynos 2500 seja mais eficiente energeticamente.
Por outro lado, o Snapdragon 8 Gen 4 será produzido pela TSMC, que atualmente utiliza o processo de fabricação de 3nm, mas com transistores FinFET, que não contam com as melhorias no setor de energia.
Apenas com essa mudança no processo de fabricação, o chip da Samsung terá menor gasto de bateria para funcionar, mas no momento, não se sabe qual a porcentagem dessa redução de energia.
Se tudo sair como esperado, o Exynos 2500 contará com o novo processo de fabricação GAA, que será utilizado pela primeira em larga escala e estará disponível na linha Galaxy S25.
Fonte: Businesskorea