A fabricante Blu irá fazer algo inédito e irá lançar um smartphone com Cyanogen OS e sem aplicativos do Google.
Muitas pessoas não gostam das personalizações das fabricantes, mas até o Android puro “sem modificações” é tema de muito debate já que não agrada todos. Para a maioria das pessoas a melhor ROM que existe é a CyanogenMod.
Por essa preferência de vários usuários para instalarem a ROM CyanogenMod em seus aparelhos, a Blu resolveu arriscar e será a primeira fabricante do ocidente a usar Cyanogen em seu dispositivo. No momento somente o One Plus One, Micromax Yu e o Alcatel OneTouch Hero2+ possuem o Cyanogen OS.
Para quem não sabe o sistema Cyanogen OS é diferente do CyanogenMod. O primeiro possui código fechado e não permite muitos hackers, já a versão Mod é totalmente aberta para a comunidade e você pode fazer versões e modificações do jeito que quiser.
O diferencial do smartphone da Blu que será lançado com o sistema Cyanogen OS é que ele é o primeiro que tenho conhecido no Ocidente que não terá Google Play e outros apps do Google. Basicamente todos os aparelhos lançados na Europa e na América possuem os aplicativos do Google instalados, mas isso já é diferente no Oriente principalmente na China onde o Google não tem representação oficial e vários aparelhos chegam sem os apps oficiais.
Mas para contornar o fato da Cyanogen OS não vim com os apps do Google a fabricante colocou alguns substitutos importantes. O navegador oficial será o Opera, Drop Box e One Drive servirão para fazer backup on-line, Nokia Here é o app de mapa oficial, na busca termos o Microsoft Bing, assistente de voz será a Cortana e para a loja do sistema teremos a Amazon Appstore.
Até o momento não temos informações do aparelho da Blu que chegará com o Cyanogen OS, ele será lançado esse ano ainda sem data definida, mas será interessante ver como essa nova estratégia irá funcionar, ainda mais sabendo que o aparelho não terá os aplicativos essenciais do Google.
Via: Liliputing