Pular para o conteúdo

Fabricantes podem ganhar dinheiro do Google para atualizar aparelhos

Android Logo

No processo de antitruste que o Google está sofrendo nos EUA, empresa afirmou que está utilizando dinheiro da pesquisa para compensar fabricantes que atualizam seus dispositivos.

Faz um tempo que sabemos que a empresa tem um programa de compartilhamento de receita entre as fabricantes que utilizam o seu mecanismo de busca como padrão.

Agora a novidade é que esse dinheiro pode ser maior para que as fabricantes que mantem seus aparelhos atualizados.

Google usa parte da receita de pesquisa para compensar fabricantes que atualizam aparelhos Android

Processo de antitruste contra o Google está em andamento nos EUA e vem revelando algumas coisas interessantes, como os conhecidos acordos que a Samsung, Apple e outros possuem para utilizam a pesquisa do Google como mecanismo padrão.

Pagamentos no Android

Para se defender da ação, Sundar Pichai, CEO do Google, na audiência revelou que a divisão de renda dos acordos não é apenas para manter o mecanismo como padrão nos aparelhos, mas que também é utilizado para outros fins, que no fim ajudam as próprias fabricantes e seus consumidores.

Sundar fala que os acordos permitem fortalecer a parceira com seus parceiros, que assim conseguem manter seus smartphones e outros dispositivos Android por muito tempo.

Quando detalhou o que isso queria dizer, o CEO afirmou “É necessário mais esforço para desenvolver a próxima versão, e as atualizações são caras… então, às vezes, elas fazem concessões.”

Isso significa que as fabricantes muitas vezes não criam atualizações do Android por falta de dinheiro, já que precisam fazer concessões entre seus dispositivos, então o Google ajuda para diminuir os custos e despesas em geral, o que acaba gerando mais aparelhos atualizados.

Android atualização

Por outro lado, os acordos proíbem que as fabricantes possam negociar com outras empresas do mercado, o Google não permite a troca do mecanismo de busca e muito mais, então Bing e outros mecanismo de pesquisa nunca chegam como padrão para o Android.

O pior, é que se as fabricantes quiserem trocar o mecanismo mesmo assim, elas não poderão utilizar a loja Google Play Store e outros aplicativos do Google, o que iria acabar com a facilidade para muitos usuários.

Em todo caso, o processo de antitruste do Google está em andamento e será muito interessante ver o resultado, a esperança é que os usuários saiam ganhando, com mais empresas conseguindo fechar novos contratos, o que poderia deixar dispositivos mais baratos.

Na questão de atualizações, o Google vem trazendo muitas facilidades, algo que está sendo visualizado no Android 13, que é o mais utilizado no momento, com um ano do seu lançamento.

Fonte: TheVerge

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *