Google revelou que com o Android 15 quando um aplicativo é forcado a parada, o seu widget também irá parar.
Isso é uma inovação para essa versão do sistema, nas anteriores, o widget continuava a funcionar mesmo sem o app estar ativo.
Essa mudança é para evitar mau funcionamento nas aplicações, o que poderia causar diversos problemas para o SO.
Se uma aplicação parar de funcionar, seu widget fará o mesmo
O Android 14 ou anteriores tem um mecanismo muito estranho, quando o usuário para o funcionamento de uma aplicação, os sistemas mais velhos deixam o widget trabalhando como nada tivesse acontecido.
Isso inicialmente para os usuários na maioria das vezes não muda muito, mas e se o problema for o próprio item, a falha não será corrigida dessa forma e pode até trazer mais erros.
Já revelamos algumas dicas de manutenção para que o Android funcione sem problemas, mas o Google quer aprimorar o própria sistema para diminuir a chance de erros para os usuários.
Para essa tarefa, o Android 15 irá mudar a forma em que as aplicações e widgets são desligados, o deve resolver muitas das falhas.
Com o novo sistema, quando o usuário utilizar a função “Forçar a parada” em um aplicativo, automaticamente o seu widget também será parado.
Quando um widget estiver com a aplicação parada de forma forçada, ela ficará esmaecida e claro, o usuário não poderá fazer o uso.
Mas para deixar tudo funcionando como o esperado, basta o usuário entrar no app, quando o aplicativo abrir novamente, o seu widget voltará a funcionar normalmente.
Para os usuários, o que vai mudar é que quando uma aplicação for forçada a parar, o seu widget ficará sem cor e permitirá o uso, mas os desenvolvedores precisam ficar atento a um novo método para comprovar se o widget parou de funcionar sozinho ou se o usuário usou o recurso “Forçar a parada”.
No momento, a versão mais recente de teste é o Android 15 Beta 2.2 e o sistema conta com um calendário de versões, mas não tem data oficial de lançamento.
Fonte: Androidpolice e Developer Android