O sistema Android conta com uma alta fragmentação, revelação surgiu nas estatísticas apenas para desenvolvedores e não para todos como antes.
Já faz um bom tempo que o Google não atualiza as informações do sistema Android referente as versões que estão sendo utilizadas, a última atualização aconteceu em maio de 2019, que ainda mostrava o Android Oreo com mais usuários do que o Android 9 Pie.
Depois de maio, essas informações não foram mais atualizadas, curiosamente esse recurso apareceu novamente, mas apenas para os desenvolvedores do sistema Android.
Desenvolvedores podem ser as estatísticas das versões do Android
Os desenvolvedores que utilizam o Android Studio para criar um novo projeto podem selecionar a opção “me ajude a escolher” para saber o SDK mínimo para alcançar um maior número de consumidores.
O gráfico que é apresentado mostra as versões do Android que ainda são suportadas pelo Android Studio e qual é a porcentagem de usuário que sua aplicação irá atingir.
Android ainda é muito fragmentado
Como sempre aconteceu com o sistema, a fragmentação ainda é muito alta, para quem não sabe, a fragmentação acontece quando muitos aparelhos estão utilizando versões diferentes do sistema.
O problema são que recursos e novidades estão disponíveis apenas nas novas versões do sistema, então os desenvolvedores precisam se adaptar para conseguir trazer suas aplicações para todas as versões, já os usuários, com o sistema mais antigo perde recursos mais atuais que talvez nunca estejam disponíveis para seus dispositivos.
Os novos números disponíveis para os desenvolvedores mostram que a fragmentação é muito alta, mesmo com o Google se esforçando para mudar isso a cada nova versão do sistema, confira:
Com esses números, é possível ver que o sistema mais utilizado é o Android 9 Pie, ele representa 31.3% dos aparelhos atuais, em segundo lugar temos o Android 8 (8.0 e 8.1) Oreo com o total de 21.3% e em terceiro temos o Android 6.0 Marshmallow com 11.2%.
Curiosamente o Android 10 já aparece em quarto lugar com 8.2% do total de aparelho, o que é excelente para um sistema que foi lançado no ano passado.
Google tenta diminuir a fragmentação no Android
Já faz um bom tempo que diminuir a fragmentação do sistema virou algo essencial para o Google, a maior iniciativa é o Projeto Treble, que separou o sistema Android, os drives do sistema e as personalizações das fabricantes.
Isso significa que as fabricantes podem atualizar apenas a parte do sistema e deixar as outras partes sem alterações, essa mudança é essencial para aumentar a velocidade das atualizações, já que o trabalho para as fabricantes fica menor.
Mas infelizmente esse e outros recursos estão chegando apenas para as versões mais recentes do sistema, deixando aparelhos mais antigos parados no tempo.
Resumo
A fragmentação do sistema Android é algo que realmente afeta os desenvolvedores e os próprios usuários, que ficam em versões mais antigas e não ganham melhorias e os recursos mais atuais que são importantes para muitos.
Mesmo com muitas novidades e melhorias, o Android ainda é extremamente fragmentado, como podemos ver, isso ainda irá demorar alguns anos para diminuir ou acabar de vez.
Via: XDA