Pular para o conteúdo

GDSA: Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi irão criar loja de apps concorrente da Google Play

China Google Play

Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi vão se juntar para criar loja de aplicativos, ela será concorrente da Google Play.

A informação vem da Reuters, que revela que as quatro grandes fabricantes da China irão unir forças para não depender de empresas dos EUA.

Sabemos que a Huawei foi banida de fazer comércio com empresas dos EUA, isso inclui o sistema Android e a loja Google Play, o sistema é livre, então a Huawei pode utilizar normalmente, mas a loja precisa de um contrato, algo que não pode ser feito com a proibição.

GDSA: Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi

Com o banimento da Huawei que aparentemente não será retirado pelos americanos, outras empresas chinesas estão aos poucos se preparando, caso algum dia também sejam banidas.

Huawei logo

As fabricantes Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi estariam criando a GDSA (Global Developer Service Alliance), em português seria algo como Aliança Global de Serviço ao Desenvolvedor.

A GDSA seria uma plataforma igual a loja Google Play, a intenção é trazer jogos, aplicativos, filmes, músicas, livros e muito mais, mas que funcione em todos os aparelhos das fabricantes citadas.

Oppo R17 Pro

Curiosamente as fabricantes Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi são responsáveis por 40.1% dos aparelhos enviados mundialmente, ou seja, uma grande fatia dos aparelhos com Android são vendidas por elas, o que deve atrair muitos desenvolvedores em comparação com iniciativas isoladas como Huawei Mobile Service, que irão funcionar apenas nos telefones dessa empresa em especial.

Isso significa que GDSA seria autossuficiente para atrair muitos desenvolvedores, o que será excelente para todas as fabricantes envolvidas, o grande destaque seria principalmente na China, que os serviços do Google são proibidos e os consumidores precisam recorrer a lojas alternativas.

Vivo fabricante logo

A grande intenção das empresas Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi com o GDSA é se manter livre dos EUA, caso outras proibições entrem em vigor, assim elas terão independência e poderão ter uma forma eficiente de trazer aplicativos para seus consumidores.

Inicialmente a nova loja de aplicativos da iniciativa GDSA seria apresentada em março desse ano em alguns países (sendo liberado para o resto do mundo mais tarde), mas com o Coronavírus sendo espalhado em muitos lugares do mundo, principalmente na China, não se sabe mais ao certo quando será oficializada essa aliança.

Xiaomi Mi Logo

De qualquer forma, uma loja independente que chegará em todos os aparelhos das empresas chinesas mais conhecidas, Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi, é algo bem interessante, e que deverá ser bem aproveitado pelos usuários, que terão mais uma escolha para baixar seus aplicativos.

Lembrando que Oppo, Vivo e Xiaomi já se juntaram há pouco tempo para lançar uma ferramenta de compartilhar arquivos nos seus aparelhos, então a nova aliança não é algo tão inesperado como podemos pensar.

Via: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *