Pular para o conteúdo

Geekbench revela que Xiaomi diminui desempenho dos aparelhos

Xiaomi Mi 11

Geekbench, que é conhecido por realizar benchmark, revela que Xiaomi está diminuindo desempenho dos aparelhos Android.

Empresa mostrou exemplo e como funciona a diminuição de performance nos dispositivos da Xiaomi, algo que não era esperado.

O maior problema é para os consumidores, que não recebem pelo que pagam, já que telefones mais poderosos nem sempre irão utilizar o seu total desempenho.

Xiaomi diminui desempenho de seus aparelhos Android

Geekbench revelou que a Xiaomi está diminuindo o desempenho dos seus aparelhos, algo parecido com o que a Samsung fez no caso do GOS.

Xiaomi Mi 11

Isso significa que os aparelhos da Xiaomi irão apresentar desempenho controlado conforme os aplicativos, por exemplo, um game identificado irá rodar com menos uso do processador, assim economizando bateria, mas não deixando o consumidor aproveitar 100% do telefone.

John Pole, criador da Primatelabs, empresa que criou o Geekbench, utilizou o seu Twitter para anunciar que a Xiaomi realmente está diminuindo o desempenho dos seus dispositivos móveis conforme o nome da aplicação.

Ele ainda indica o link para que todos possam ver os testes que ele mesmo fez, nesse caso, o aparelho é um Xiaomi Mi 11, com o Geekbench sem modificações, o aparelho consegue a pontuação de 1129 em um único núcleo e de 3.714 em todos os núcleos.

Curiosamente, com o Geekbench camuflado para fingir que é o jogo Genshin Impact, os resultado saem bem abaixo do esperado, com um único núcleo o valor fica em 791 pontos e com todos os núcleos, temos o total de 3.125 pontos.

Xiaomi Mi 11 Benchmark
Xiaomi Mi 11 teste com Geekbench disfarçado de Genshin Impact e Geekbench tradicional

Esses números se traduzem em 30% menor para um núcleo e 15% menor para todos os núcleos quando o aplicativo de teste é indicado como um jogo.

Normalmente as fabricantes fazem otimizações para que aplicativos funcionem corretamente e sem utilizar muito processamento e muita bateria, mas o problema é que essas otimizações nunca entram em ação em apps de benchmarks, então os aparelhos possuem pontuação alta nos testes, mas os consumidores não podem aproveitar o total poder dos telefones.

Então essa “otimização” para muitos é uma maneira de burlar os resultados, o que pode acabar enganando os consumidores, que não poderão utilizar os telefones ao máximo.

A Samsung também passou pelo mesmo caso, em que o GOS diminuía o desempenho do telefone, no final, a empresa liberou uma atualização para o Galaxy S22 para liberar o desempenho máximo do telefone.

Como aconteceu com a Samsung, Geekbench também irá remover os aparelhos da Xiaomi que possuem esse recurso, eles não ficarão disponíveis para visualizar o desempenho, já que a performance no teste não se reflete em games e nos apps.

Via: Twitter

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *