Google anunciou Gemini 1.5, a próxima geração do modelo de IA da empresa tem 87% a mais de desempenho e muito mais.
Com mais recursos e funções, a nova inteligência artificial do Google promete muitas inovações e melhorias importantes.
Isso para os usuários se traduz em respostas mais longas, inteligentes, melhor criação de conteúdo e vídeos enormes.
Arquiteturas mais eficientes
Gemini 1.5 está trazendo duas arquiteturas, a Transforme e MoE, que chegam para diversos usos e mudam a forma como a IA pode trabalhar.
Transformer é a plataforma base, que irá funcionar como uma grande rede neural, que claro, será muito inteligente em todos os sentidos.
Mas o destaque fica para o MoE (mistura de especialistas), que como indica o nome, é uma arquitetura que contará com especializações diferentes para aumentar a eficiência do modelo em geral.
Com essas mudanças Gemini 1.5 conseguirá aprender tarefas complexas de forma mais rápida e mantendo a qualidade, cada MoE irá focar apenas em um assunto, permitindo o aprendizado para otimizado para uma tarefa, maior qualidade nas respostas e maior eficiência.
Mais processamento para informações.
Por padrão, o Gemini 1.5 conta com uma janela de contexto padrão 128.000 tokens (Gemini tem apenas 32.000), esses tokens mostram a capacidade de reconhecer contexto, habilidade de criar conteúdo, imagens vídeos e tudo o que você precisar.
Com o Gemini 1.5 Pro, em teste, a possibilidade é de utilizar até 1 milhão de tokens, o Google diz que com tudo isso é possível criar, analisar ou resumir vídeos de 1 hora, 11 horas de áudios, 30 mil linhas de códigos e até 700 mil palavras em textos.
Mais desempenho do que nunca
Google diz que o modelo de linguagem grande (LLMs) foi testado em vários setores, o resultado foi que o Gemini 1.5 Pro é 87% mais rápido que o mesmo modelo na versão 1.0, o mesmo acontece com a versão Ultra, que conseguiu valores parecidos.
Em outro teste, para encontrar um texto em específico em um enorme texto, o Gemini 1.5 Pro com 1 milhão de tokens conseguiu encontrar o que foi pedido em 99% das vezes.
Por fim, no teste de tradução, o novo modelo conseguiu aprender uma nova língua nunca antes vista a um nível semelhante a uma pessoa iria aprender o mesmo conteúdo.
No momento, o Gemini 1.5 Pro está disponível para desenvolvedores e clientes corporativos através do AI Studio e Vertex AI, em sua versão de teste, até 1 milhão de tokens podem ser utilizados e o Google promete menor latência no futuro.
Fonte: Blog Google