Com Gemini 2.0, o Google começou a focar em experiências agenciais, algo que é visto nos Project Astra, Project Mariner, Jules e mais.
Tudo ainda é experimental, mas revela como será o possível futuro e novidades que os usuários poderão utilizar em alguns anos.
A IA está evoluindo e a empresa está começando a focar em diversos recursos que as pessoas terão grandes chances de usar diariamente.
Project Astra é assistente IA
O Google já revelou Project Astra, que é uma assistente de inteligência artificial avançada, que tem diversas capacidades e inéditas.
Mas a agora a empresa está revelando as melhorias que conseguiu fazer em seu produto e claro, tem um novo vídeo mostrando dos avanços.
A latência foi aprimorada para streaming e compreensão de áudio, o que permite o agente entender melhora a linguagem em uma conversa humana.
Agora consegue conversar em vários idiomas e em idiomas mistos, inclusive com melhorias para entender palavras incomuns e sotaques.
Para maior personalização das respostas, ele consegue lembrar das conversas e ações realizadas nos últimos 10 minutos, o que permite ter uma interação basicamente única.
Graças ao Gemini 2.0, tem a capacidade de utilizar Maps, Lens e a pesquisa do Google para ser mais útil no dia a dia como uma assistente pessoal precisa ser.
Project Astra está em teste no Android, mas chegará em óculos, no momento, apenas para testadores confiáveis estão com acesso.
Project Mariner para tarefas complexas na navegação web
Como um protótipo de pesquisa, o Project Mariner consegue entender e raciocinar sobre as informações de texto, códigos, imagens e formulários, elementos da web e pixels na tela de navegação.
Novidade está sendo testada como uma extensão para experimental para o navegador Chrome.
A inteligência artificial ainda está em desenvolvimento e tecnicamente consegue navegar em um navegador, mas ainda é impreciso e lento para fazer as tarefas pedidas, algo que vai melhorar no futuro.
Para segurança, o Project Mariner só consegue digitar, clicar na guia no navegador ou rolar, apenas com a confirmação do usuário, o que evita a realizações de ações privadas, como é o caso de realizar compras e outros.
Jules ajuda desenvolvedores
Os desenvolvedores podem utilizar Jules, um novo agente de IA para ajudar a criar códigos.
Inovação consegue resolver problemas, desenvolver um plano e até colocá-lo em prática, mas claro, que tudo com a supervisão de um humano.
Para o usuário, isso significa que a inteligência artificial irá verificar os códigos, e sugerir mudanças, todas passando pelo olhar da pessoa, que se aprovado, o código será escrito e passado para a implementação.
Inteligência artificial para jogos e outros
Em jogos, Genie 2 é o agente de IA para ajudar os jogadores, e claro, está utilizando Gemini 2.0 para a tarefa.
Ele consegue raciocinar sobre o jogo com base nas ações na tela, o mais interessante, é que conseguirá dar sugestões sobre o que é preciso fazer em tempo real.
Basicamente ele será um companheiro para os games, inclusive tem a capacidade de realizar pesquisa na internet para ajudar o jogador.
Google que também está utilizando agentes que usam recursos de raciocínio espacial para o mundo físico, o que poderá ajudar de diversas formas em várias tarefas do dia a dia quando estiver disponível.
Fonte: Blog Google