Finalmente a função de pedir para Gemini fazer chamadas de voz ou/e enviar mensagens pode ser feito sem precisar desbloquear o telefone.
Função era muito esperada, já que até o momento, exigia que o aparelho estivesse em uso ou desbloquear realizar a ação.
Isso significa que o recurso agora irá funcionar com a voz e sem precisar de nenhum toque no dispositivo.
Ligações e mensagens podem ser feitas com a voz
A mais recente versão do aplicativo Gemini está trazendo a capacidade de realizar ligações de voz e/ou envio de mensagens de texto sem precisar desbloquear o telefone e tudo isso apenas utilizando a voz.
Anteriormente era necessário estar utilizando o dispositivo desbloqueado, se estivesse bloqueado, era necessário confirmar a identidade para conseguir avançar.
Mas isso está mudando, nas configurações do Gemini, é possível selecionar a opção para permitir iniciar chamadas de voz e envio de mensagens utilizando a voz e sem precisar do desbloqueio.
É preciso que a função chamada de “Usar Gemini sem precisar debloquear” também esteja ativada para tudo funcionar corretamente.
Todo a comunicação é feita por uma extensão, que está chegando aos poucos para os usuários, então pode demorar um bom tempo para que todos possam realmente utilizar.
A novidade permite fazer o uso da assistente de IA para mais tarefas sem as mãos, anteriormente, recursos mais avançados, como os que estão sendo liberado agora, só iriam funcionar com o desbloqueio, o que acabava afetando o uso em geral, já que mesmo utilizando a voz, ainda teria que realizar um passo extra que é o desbloqueio, o que dependendo do que estiver fazendo, não será possível naquele momento.
De qualquer forma, finalmente Gemini consegue realizar ligações de voz e enviar mensagens de texto sem precisar desbloquear o telefone, algo muito simples, mas que muitas pessoas estavam sentindo falta, principalmente quem utilizava diariamente o Google Assistente.
Como falamos, para aproveitar a novidade, é preciso ter a versão mais recente da aplicação e esperar a liberação para o aparelho, algo que irá levar algumas semanas para ficar disponível para todos.
Fonte: 9to5google