Google revelou que Gemini foi profundamente integrado ao Android, o que permitiu trazer novos recursos e melhorias, destacando a versão Live para conversas mais fluidas.
Com o sistema e o recurso integrados, quem sai ganhando são os consumidores, que poderão acessar a AI de forma rápida e eficiente.
Entre os aprimoramentos, temos melhorias na forma que a inteligência artificial entende a sua intenção, e sobreposição nos aplicativos.
IA é integrada totalmente ao sistema
Assistente Gemini foi fundido no Android, o que deixa o sistema mais poderoso e eficiente em ajudar.
Agora Gemini consegue entender melhor a sua intenção, ao mesmo tempo que consegue seguir a sua linha de pensamento e concluir tarefas complexas.
Uma novidade é que agora a IA faz sobreposição na parte superior dos aplicativos, o que permite fazer perguntas sobre o que está na tela.
Essa última novidade também permite pedir para a inteligência artificial criar imagens e simplesmente arrastar o resultado para aplicativos como Mensagens e Gmail.
No Galaxy Z Fold 6, a inteligência artificial traz suporte para várias janelas em tela dividida, já no Motorola RAZR 50 Ultra, a grande tela externa permite o uso sem precisar abrir o aparelho.
Como está substituindo o Google Assistente, Gemini no Android pode ser ativado com segurando o botão de ligar/desligar o aparelho, ou deslizando para cima no canto da tela ou utilizando o tradicional “Ok, Google”.
Google garante mais uma vez que Gemini Nano para Android é seguro e que em muitas funções os seus dados não saem do aparelho, mas nos que são processados na nuvem, a empresa utiliza criptografia ponta a ponta para manter as informações privadas e seguras.
Gemini Live é lançado para Android, mas apenas para quem é assinante
Outra grande novidade em inteligência artificial é o Gemini Live, que foi lançado para Android e pode ser utilizado para quem é assinante Gemini Advanced.
IA foi melhorada para a conversas fluidas, como se estivesse conversando com uma pessoa, é possível até mesmo interromper a resposta para focar em algo mais específico a qualquer momento.
Recurso permite conversar com a tela desligada e até sem precisar das mãos, o que será de grande uso para muitas pessoas.
Nas próximas semanas a função irá receber extensões para funcionar com outros apps, o que inclui Keep, calendário, utilitários, tarefas e recursos para o YouTube Music.
Com as extensões será possível pedir funções bem complicadas, como falar para a IA verificar uma receita no Gmail e colocar os ingredientes no Keep, ao tirar foto de um panfleto, você pode perguntar se estará disponível no dia do show, o seu calendário será consultado e se quiser, poderá colocar um lembrete para comprar o ingresso, e muito mais.
Para ajudar na naturalidade das conversas, 10 novas vozes estão disponíveis para escolher a mais agradável.
Gemini Live começou a ser lançado hoje para assinantes Gemini Advanced, está disponível em inglês nos telefones Android, mas terá suporte para outros idiomas nas próximas semanas.
Fonte: Blog Google e Blog Google