Telefone Google Pixel 8 não contará com Gemini Nano, isso por limitação de hardware do próprio aparelho.
Ao que tudo indica, a quantidade de RAM é o recurso que afetou a chegada da inteligência artificial ao celular.
Mas curiosamente, o Galaxy S24 com 8GB de RAM consegue realizar as tarefas que o Google fala que o seu telefone não consegue.
É preciso de mais RAM para a IA
Gemini Nano está disponível para o Pixel 8 Pro, Google na época do lançamento revelou que a inovação chegaria em mais dispositivos no futuro.
Agora a empresa revela que não irá trazer seu modelo de inteligência artificial para o Google Pixel 8 de forma oficial.
Em uma sessão de perguntas e respostas do Android Show, um dos membros da equipe de IA do Google revelou que o Google Pixel 8 não receberá Gemini Nano devido a algumas limitações de hardware.
Curiosamente, em especificações, os Pixel 8 e Pixel 8 Pro possuem o mesmo processador, mas apenas se diferenciando pela quantidade de RAM, 8GB para o primeiro e 12GB para o segundo.
Ao que tudo indica, essa quantidade menor de RAM, é a limitação de hardware que não permitirá que todos os recursos de IA do Gemini Nano seja aproveitado no Pixel 8, então o modelo de inteligência artificial não chegará ao aparelho.
Claro que isso pode mudar no futuro, já que muitas otimizações e melhorias podem ser feitas no modelo, o que pode exigir hardware mais simples, mas no momento, essa é a resposta oficial do Google.
Galaxy S24 de 8GB conta com recurso de inteligência artificial
Por outro lado, temos a Samsung com seu Galaxy S24 com 8GB de RAM e que consegue aproveitar todos os recursos da Galaxy AI.
Isso mostra que 8GB de RAM pode ser o mínimo para que as pessoas tenham uma experiência com a IA, mesmo que não seja a mais rápida possível.
Parece que o Google fez alguns testes e descobriu que os seus recursos de inteligência artificial poderiam não ter a performance esperada pelos usuários, então resolveu remover do Pixel 8, para que as pessoas não ficassem frustradas.
Fonte: 9to5google