Pular para o conteúdo

Google ARCore, a realidade aumentada chegará em mais de 100 milhões de Android

ARCore Realidade aumentada

Nos últimos anos o Google vem trabalhando com a realidade virtual, agora o foco é outra realidade, com o Google ARCore o foco é a realidade aumentada.

O projeto Daydream é para quem adora realidade virtual, você tem acesso a aplicativos, jogos e conteúdo que utilizam a tecnologia.

Agora o Google ARCore irá trazer a realidade aumentada para mais de 100 milhões de Android, número gigantesco e que irá atrair ainda mais desenvolvedores.

O Projeto Tango foi a porta de entrada do Android para a realidade aumentada, agora ele é estendido e ganha o nome ARCore, novo SDK especialmente para os desenvolvedores que querem trabalhar com a tecnologia no sistema Android.

Algo interessante é que o Google ARCore ao contrário do Projeto Tango, não exige um hardware adicional, algo que significa que ela irá funcionar em muitos aparelhos atuais e outros que chegarão no futuro.

Essa novidade está sendo liberada a partir de hoje e é compatível com os Google Pixel e Galaxy S8 com o Android 7.0 ou superior, mas em fase de teste, no final quando se tornar oficial, o ARCore ficará disponíveis para mais de 100 milhões de dispositivos Android no mundo todo.

Para ajudar os desenvolvedores, o ARCore é compatível com Java, OpenGL, Android Studio, Unity e Unreal, as principais ferramentas do mercado móvel.

ARCore do Google tem três focos para trazer a realidade virtual, confira:

Foco do ARCore do Google

  • Acompanhamento de movimento

O SDK permite determinar a posição e orientação do aparelho utilizando a câmera para detectar as peculiaridades do ambiente e outros dados, esse recurso consegue colocar os objetos cuidadosamente nos locais corretos.

  • Compreensão Ambiental

ARCore permite que o dispositivo Android consiga detectar o tamanho e a localização de superfícies horizontais planas como o chão ou mesa de café.

  • A estimativa de luz

Permite que o dispositivo estimule as condições atuais de iluminação do ambiente para que a tecnologia consiga ser a mais perfeita possível, inclusive adicionando ações e reações quando a luz muda.

Como funciona o ARCore

Ele rastreia a posição do dispositivo móvel à medida que se move e vai construindo sua própria compreensão do mundo real, com a câmera do telefone, é possível identificar alguns pontos de interesse, com uma combinação desses pontos e dos sensores do smartphone é possível determinar a posição e orientação à medida que você se move.

A compreensão do ARCore do mundo real permite que você coloque objetos, anotações ou outras informações que irão interagir com o mundo real, mas o destaque é que se o objeto é colocado em um lugar, você pode, por exemplo, ver o objeto por vários ângulos diferentes, inclusive sair do ambiente e voltar, e lá estará o objeto no mesmo lugar que foi colocado.

Como podemos ver, depois da realidade virtual, o foco do Android é a realidade aumentada que chegará em breve em mais de 100 milhões de aparelhos Android no mundo todo.

Lembrando que a realidade virtual é um mundo completamente novo, já a realidade aumentada utiliza o espaço real para adicionar itens virtuais ao ambiente que somente serão visualizados no aparelho, algo como o que acontece com Pokémon Go.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *