Mesmo com navegação anônima do Chrome ativada, Google assume que coleta dados dos usuários.
Isso é algo esperado, mas a empresa assumir que faz isso é algo inédito, mas que só aconteceu por causa de um processo na justiça.
Esse modo não significa que seus dados estão protegidos, apenas que não serão salvos em seu dispositivo.
Coleta de dados continua em navegação anônima
Google foi processado em 2020, ele foi acusado de rastrear as atividades dos usuários mesmo com o modo de navegação anônima ativado.
A empresa é acusa de dar as pessoas a falsa sensação de que poderiam controlar os dados que estavam dispostos a compartilhar, e também de utilizar as suas ferramentas como analytics e outros para conseguir monitor os usuários.
No tribunal, a empresa diz que o modo anônimo só tem o poder de ocultar as atividades do usuário no dispositivo, mas que as informações ainda são coletadas normalmente pelos sites.
Para encerrar o processo, o Google irá pagar o valor de US$ 5 bilhões de dólares, e irá trazer mudanças na informação na hora da ativação do modo.
Em versão mais recentes do navegador Chrome Canary (versão de teste) para Android e computador a empresa está mostrando uma nova página para a guia anônima, o que deixa mais claro como é o seu funcionamento.
Ao ativar o modo, o navegador deixa mais claro que as outras pessoas que usam o aparelho não irão visualizar as suas atividades, permitindo que você navegue com mais privacidade.
Mas o detalhe é que agora é avisado que a ativação do modo não irá mudar a forma como os dados são coletados pelos sites que você visita e os serviços que eles utilizam, assim como download, favoritos e itens da lista de leitura serão salvos.
Para quem entende de tecnologia, sabemos que o modo anônimo sempre funcionou dessa forma, mas os usuários tradicionais sempre pensaram que eles não tinham seus dados enviados para site e outros serviços, algo que não acontece e que nunca foi avisado.
Com maiores informações sobre o modo de navegação anônima no Chrome, os usuários irão ficar cientes de como tudo funciona, que apenas os dados no dispositivo que estão privados, não afeando a forma que sites coletam as suas informações.
Fonte: Engadget