Pular para o conteúdo

Google confirma que Pixel 7 e Pixel 7 Pro chegam com Android apenas de 64 bits

Google Pixel 7 Pro

Google Pixel 7 e Pixel 7 Pro chegam com o Android apenas de 64 bits, são os primeiros telefones que estão abandonando o suporte para 32 bits.

Claro que a mudança foi muito bem pensada pelo Google, que vem apostando em 64 bits e reforçando isso a cada momento.

Agora com os telefones no mercado, a empresa está revelando os benefícios do Android apenas com 64 bits, já que os 32 bits estão ultrapassados, pelo menos para os smartphones.

Google anuncia que Pixel 7 e Pixel 7 Pro chegam com Android apenas de 64 bits

Google Pixel 7 e Google Pixel 7 Pro são os primeiros telefones Android apenas de 64 bits, não utilizando mais os 32 bits para nenhuma tarefa.

64bits Android
Graças a ART Android L é compatível com processadores de 64bits

Mas essa mudança não está chegando de uma só vez, ela foi muito bem planejada pela equipe do Android, que estão há anos estimulando a criação de games e apps com suporte para 64 bits.

Agora esse planejamento entra em ação, já que os Google Pixel 7 e Google Pixel 7 Pro são 100% 64 bits, e não conta com suporte para 32 bits, isso significa que as poucas aplicações que são somente 32 bits, não irão funcionar nos dispositivos.

Mesmo assim, o Google ainda deixa claro que o suporte para 32 bits ainda é necessário para outros sistemas, como Wear OS, Android TV e Android Go, então desenvolvedores precisam se concentrar em lançar apps com suporte para 64 bits e 32 bits.

Android vem focando em 64 bits, mudanças acontecem desde 2014

64 bits cronograma

Em 2014, o Android deu seu primeiro passo para 64 bits, o que foi iniciado com o suporte da instrução para a plataforma.

A estreia do suporte para 64 bits aconteceu no Android 5.0 Lollipop, em que trouxe o ART (tempo de execução do Android), totalmente compatível com a instrução.

Mas em 2013, as fabricantes de chips já tinham anunciados que o suporte para 64 bits em dispositivos móveis estaria chegando, Samsung, Qualcomm e outros revelaram essa mudança.

Já em 2017, Google começou a avisar que os aplicativos e games para Android precisariam de suporte para 64 bits, algo que se tornou obrigatório em 2019.

De 2020 em diante, temos a ARM falando que a partir desse ano (2022), seus processadores terão apenas 64 bits e o Google atualizando o Chrome com versão melhorada em 64 bits.

Vantagens de abandonar 32 bits e telefones Android terem apenas 64 bits

64bits

Claro que abandonar 32 bits não está sendo feito apenas por querer, mas por ter muitas vantagens em manter um sistema apenas com instruções de 64 bits.

A primeira vantagem acontece na performance, o sistema 64 bits têm mais instruções que 32 bits, então se acompanhar uma CPU mais recente, 64 bits pode apresentar desempenho até 25% melhor.

A melhoria não é apenas na CPU, mas também na RAM, Google fala que temos uma economia de até 150MB de RAM no sistema, mas além da economia, o sistema 64 bits traz menos possibilidade de fechamento de apps e outros.

Tudo fica mais seguro com 64 bits, isso acontece pelo maior espaço de endereço, que são utilizados para proteger o fluxo de controle, o que irá diminuir a chance de invasão do dispositivo.

Com telefones chegando apenas com sistema Android de 64 bits, a vantagem vem para os consumidores e fabricantes, que poderão trabalhar em atualizações de sistema de forma mais rápida e até mesmo realizar testes gastando a metade do tempo padrão.

Mesmo com os Google Pixel 7 e Google Pixel 7 Pro chegando apenas com o Android 64 bits, a loja do sistema ainda servirá apps de 32 bits e de 64 bits, conforme o aparelho que o usuário possui necessitar, então não é o fim dos 32bits, mas um passo para que 64 bits possa ser o padrão para o futuro.

Fonte: Android Developers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *