Sabemos que uma nova versão do sistema sempre traz melhorias, agora o Google revela o que temos de novidade na parte de segurança no Android 8.0 Oreo.
Com a nova versão do Android, a segurança está sendo levada a sério e assim o sistema está sendo mais seguro do que nunca.
Google detalha as melhorias de segurança encontradas no Android 8.0 Oreo, novidades são em sua maioria padrão do sistema e fabricantes não podem desativar alguns desses recursos.
Já faz um bom tempo que o Google vem focando na segurança do Android, mas nessa nova versão o sistema está recebendo muitas melhorias que deixam tudo mais seguro.
Vamos conhecer um pouco de cada recurso:
Melhoria de segurança Android Oreo
- Android Verificador de Boot 2.0
Esse é um dos recursos que já existe nas versões anteriores, mas agora foi melhorada e sua segunda versão está trazendo como principal novidade o recurso de não permitir voltar para uma versão anterior, muitas vezes os hackers voltam para uma versão mais antiga para explora as falhas do sistema e conseguir utilizar o smartphone, isso agora não será mais possível, para melhorar a segurança, os Google Pixels 2 ainda possuem um hardware extra apenas para essa tarefa.
- OEM Lock Hardware Abstraction Layer (HAL)
De forma resumida, essa novidade permite que o sistema consiga saber como o aparelho está no momento, com o bootloader bloqueado, desbloqueado ou se é desbloqueável, no caso de os aparelhos serem roubado ou furtado, ele também pode impedir que o dispositivo seja reiniciado para as configurações de fábrica, o que deve ajudar a localizar o smartphone.
- Hardware e software para evitar ataques
Para impedir ataques diretamente nos aparelhos Androids, o novo Oreo chega com duas novidades, a primeira é suporte para hardware inviolável, algo que existe nos Pixel 2, o chip foi projetado para impedir ataques de hardware e software, já nos aparelhos tradicionais ainda temos um mecanismo para conferir os IDs, o sistema também tira as chaves criptografadas da RAM quando um perfil não está sendo mais utilizado e muito mais.
- Isolamento de software
O Projeto Treble traz melhorias na forma de atualizar, mas também traz uma melhor segurança, cada parte (sistema, drive e personalização das fabricantes) estão isoladas, por isso, existem menos chances de utilizarem falhas para ter o controle do sistema, o mesmo acontece com os aplicativos instantâneos e o WebView, que são executados de forma independentes sem relação direta com o sistema, o que evita ataques ou aproveitamento de falhas.
- Verificador de malware
O Android agora possui seu próprio antivírus, o Google Play Protect está ativo em muitos aparelhos rodando as versões mais recente do sistema, a intenção é verificar os apps atrás de ameaças que podem colocar o seus aparelhos e dados em risco.
Ainda existem muitas outras proteções que trazem segurança de forma automática para o novo sistema Android 8 Oreo, confira todas elas no site Androiddevelopers.
Como podemos ver, o Google vem melhorando a segurança do sistema como pode, mas infelizmente alguns desses recursos precisam de um hardware extra ou do suporte oficial da fabricante, o que nem sempre acontece, mas felizmente existem muitas melhorias que te deixarão protegidos das mais recentes ameaças.