O acesso a fotos e vídeos para aplicativos Android terá limitações impostas pelo Google a partir de 2025.
As mudanças são para evitar ao máximo o acesso não autorizado aos dados dos usuários, assim protegendo a privacidade.
Os apps precisam parar de pedir acesso total a biblioteca de imagens e vídeos, e se for preciso fazer isso, é necessária uma autorização do próprio Google.
Alteração traz mais privacidade
A partir de 22 de janeiro de 2025, o Google começa a limitar que os aplicativos de Android tenham acesso a todo o conteúdo de fotos e vídeos.
A empresa revela que esses dados são pessoais e confidenciais, por isso, é preciso ter cuidados, e fazer de tudo para que nãos sejam vulneráveis a nenhum tipo de exploração e nem acesso indevido.
Pensando em tudo isso, desde o Android 13, o sistema recebeu o seletor de fotos e vídeos, recurso que libera o acesso apenas as imagens e vídeos que o usuário quiser.
Essa foi uma grande alteração, o que trouxe mais privacidade, e claro, uma limitação de acesso aos apps em geral.
Mas nem todas as aplicações aderiram ao seletor de fotos, mas isso deve mudar no começo de 2025, a partir de 22 de janeiro, os aplicativos não podem exigir acesso total a biblioteca de fotos e vídeos.
O seletor deve ser utilizado pela maioria dos apps, principalmente os que precisam para acesso limitado, casos de apenas precisar de uma foto para perfil e outros casos mais simples.
Aplicativos de rede sociais e outros ainda podem continuar a pedir e utilizar o acesso completo a biblioteca de mídia, mas é preciso ter uma autorização de acesso amplo, algo que é pedido para o Google e é preciso uma aprovação da empresa.
Já a partir de 22 de janeiro de 2025, todos os desenvolvedores precisam seguir a nova regra, os que não seguirem, estão sujeitos a remoção dos apps na loja Google Play Store.
Fonte: Androidauthority e Support Google