Google revela que oferecer 7 anos de atualizações para os Pixel 8 não foi fácil, mas o caminho estava sendo pavimento há anos.
O software e claro, o hardware vem sendo preparado para suportar tantos anos de suporte, o que os consumidores poderão aproveitar nos novos tops de linha da empresa.
Com tudo pronto, o Google achou que chegou o momento de oferecer esse grande suporte de software, que traz mais segurança para quem comprar os dispositivos.
Google trabalhou muito para oferecer 7 anos de atualizações
No postcast Made by Google, Seang Chau, vice-presidente de dispositivos e serviços do Google, revelou como as atualizações chegaram nesse patamar.
Ele começa afirmando que a troca por chips Tensor, que são personalizados pelo Google, foi um dos grandes responsáveis por trazer mais versões do sistema de forma garantida.
Um dos fatores mais complexos no suporte é o chip, que a fabricante do SoC precisa trazer suporte para novos versões do sistema, com o Google sendo o dono do próprio chip, isso fica extremamente mais fácil.
Com anos de experiência (Pixel 6 estrearam o Google Tensor), ele relata que agora já foram capazes de descobrir a melhor forma de fazer as atualizações nos chips.
Então garantir 7 anos de atualizações do sistema Android e de segurança é algo que a empresa pode fazer de forma confortável.
O mais curioso, é que essa quantidade de anos de suporte não foi aleatória, para chegar nessa numeração, a empresa analisou o tempo que os consumidores ficaram com o primeiro Pixel, que foi a evolução da antiga linha Nexus.
Os dados recolhidos mostraram que o Pixel original foi utilizado de forma significativa por cerca de até 7 anos, então o Google utilizou como base para manter os aparelhos atualizados.
Sean Chau, diz:
“Então, se pensarmos sobre, ok, queremos ser capazes de suportar o Pixel enquanto as pessoas estiverem usando o dispositivo, então sete anos é sobre esse número certo”.
Outro detalhe importante, é que a cada três meses o Google lança grandes atualizações, elas são testadas por várias pessoas, que ajudam a resolver os problemas antes do lançamento oficial dos Feature Drop.
Por fim, depois de voltar atrás e revelar que o Pixel 8 receberá Gemini Nano, Sean Chau revela que os novos recursos serão adicionados na base do sistema, o que não deve exigir hardware novo para funcionar.
Fonte: Made by Google Podcast